|  |  | 

Sabor em pauta talheres

Aroma, sabor e textura do café podem ser harmonizados com alimentos

[caption id="attachment_2622" align="aligncenter" width="640"]Foto: Divulgação Foto: Divulgação[/caption]

Aquele cheirinho é de dar água na boca. Quando a crema é mexida da xícara o paladar fica aguçado e não há quem recuse um bom café. A bebida tradicional do café da manhã ganhou texturas, aromas, combinações diferentes e sofisticação nos últimos anos. Seus admiradores estão no mundo todo, e o Brasil possui uma boa parcela deles.

Com safras anuais, que geralmente acontecem normalmente entre os meses de maio e setembro, e inúmeros tipos e sabores os cafés podem ter seu sabor ressaltado e ganhar ainda mais charme quando combinados com os alimentos ideais. Para conhecer um pouco mais sobre a bebida e saber sobre as possibilidades de harmonização, o Alecrim conversou com o especialista da Nespresso, Diogo Gusmão, sobre o assunto. Confira!

- Quantos tipos de café temos disponíveis hoje no Brasil?

A Nespresso oferece 35 diferentes opções de cafés para os Membros do Club, sendo 24 da linha doméstica (B2C) e 11 da linha profissional (B2B).

- Quais os Brasileiros?

A Nespresso conta com dois cafés de pura origem 100% brasileiros, o Dulsão do Brasil, da linha doméstica e Espresso Origin Brasil, da linha profissional. O Brasil é o mais importante produtor de café para a Nespresso, já que grande parte dos blends da marca levam café do Brasil, como Linizio Lungo, Volluto, Kazaar, entre outros.

-Com quais a Nespresso trabalha?

A Nespresso utiliza cafés Arábicas e Robustas da mais alta qualidade. De toda a produção mundial do café, apenas 1 a 2% está apto a ser Nespresso, tamanha a exigência da marca com a qualidade e resultado da bebida na xícara.

- Qual o mais indicado para o café da manhã?

A Nespresso conta com uma linha de cafés Lungo, composta por 6 diferentes blends, que são ideias para o café da manhã. Caracterizado pela xícara grande (110 ml), os cafés Lungos tem o volume e diferentes perfis sensoriais ideais para começar o dia. Como o Envivo Lungo, lançado no dia 10 de junho, de intensidade 9. A novidade combina grãos Robusta do México e Arábica da Índia, que desenvolvem uma bebida com corpo presente, notas amadeiradas e de pão de gengibre, que harmoniza perfeitamente com leite, podendo ser degustado como um latte macchiato.

- O que pode harmonizar com ele?

Ideal para o café da manhã brasileiro, o Envivo Lungo harmoniza perfeitamente com os diferentes perfis de café da manhã no Brasil. Desde do tradicional pingado e pão na chapa, passando por bolos, geleias, castanhas e embutidos, até o brasileiríssimo pão de queijo.

- Um café mais "fraco" harmoniza com quais alimentos?

Para uma harmonização é importante sempre equilibrar a intensidade do café e do alimento. Cafés mais suaves pedem alimentos mais delicados para que um não sobreponha o sabor do outro. Experimente harmonizar com frutas, queijos frescos, bolos leves e geleias mais ácidas. Combine uma mexerica fresca com o Bukeela ka Ethiopia, um café de pura origem Africano e se surpreenda com a delicada acidez e frescor que a bebida desenvolve durante a degustação.

- Há alguma dica para não errar nas "combinações"?

Podemos harmonizar por similaridade e contraste. Na similaridade buscamos sabores e aromas próximos do café e do alimento, ressaltando assim, o que eles têm em comum. É o que acontece quando harmonizamos um Rosabaya de Colombia, de intensidade 6, com geleia de frutas vermelhas, que ressalta a nota frutada do café e causa a sensação de provar uma fruta fresca.

Na harmonização por contraste, o café e o alimento devem ser completamente opostos, desta forma, criamos novos sabores, aromas e sensações. Experimente a inusitada sensação de harmonização o blend Kazaar, de intensidade 12, com um queijo gorgonzola. O resultado final é um equilibrado amargor e uma sensação doce e aveludada na boca.

- Os drinks de café também têm feito muito sucesso. Há alguma receitinha que o consumidor possa fazer em casa?

Sim, os drinks de café são uma tendência em todo o mundo. Podemos criar drinks mais tradicionais na combinação com leite ou desenvolver receitas ainda mais elaboradas em coquetéis gelados. A Nespresso disponibiliza um site com mais de 100 receitas com os mais diversos perfis. Todas elas são simples e ideais para reproduzir em casa. (https://www.nespresso.com/ultimate-coffee-creations/br/pt/cafe-receitas.html)     

 

Fale Conosco

(16) 3443-7805
contato@alecrimvip.com.br

O Portal Alecrim é um espaço online voltado ao entretenimento. Em seu conteúdo estão novidades, curiosidades e o que há de mais interessante nos segmentos de moda, beleza, gastronomia, música e cultura, estilo de vida e eventos.

Portal Alecrim © 2016 | Todos os direitos reservados.