|  |  | 

Em Foco Refletor

Campanha Minha Voz, Minha Vida marca Conscientização no Dia Mundial da Voz

[caption id="attachment_1073" align="aligncenter" width="640"]Alessandra Freire / Foto: Carol Volpe Alessandra Freire / Foto: Carol Volpe[/caption]

Cantores, radialistas, professores, advogados, vendedores, executivos, telefonistas. Já parou para pensar o que estes e outros profissionais têm em comum? Todos usam a voz como instrumento de trabalho e mais : como uma verdadeira ferramenta para se relacionar com seus diferentes públicos, estabelecer um canal eficiente de comunicação pessoal, transparecer atitudes e até emitir emoções e sentimentos. Por conta desta amplificação da voz nas relações de vida e sua real importância para o ser humano, especialistas alertam: todos precisam ter cuidados e prevenção para garantir a saúde e qualidade da voz. Para conscientizar a população de Ribeirão Preto e região, acontece no próximo dia 16 de abril, Dia Mundial da Voz, no piso térreo (espaço central) do Shopping Santa Úrsula, a campanha “Minha Voz, Minha Vida”, com orientações e shows musicais, das 13h às 17h.

[caption id="attachment_1074" align="alignleft" width="225"]Gabriela Fernandes / Foto:  Willian Dantas Gabriela Fernandes / Foto: Willian Dantas[/caption]

A ação visa estimular a atenção e os cuidados necessários com a voz profissional e é voltada para cantores, atores, jornalistas, locutores, entre outros profissionais, bem como objetiva promover saúde e bem-estar vocal para toda população. Trata-se de uma iniciativa da Book Toy (livraria e editora especializada em Fonoaudiologia), com coordenação das fonoaudiólogas, Gabriela Fernandes e Gabriela Ricci, ambas formadas Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (USP).

Gabriela Fernandes explica que há muitos tipos de vozes, timbres, alcances sonoros, mas ela garante: “é imprescindível que a voz receba cuidados corretos para manter-se saudável e expressar, de fato, a identidade que ela representa para cada pessoa”.

A fonoaudióloga, que também é cantora e compositora, coordenará uma agenda cultural da campanha, com várias vozes do cenário regional. Ela se apresentará   no dia da campanha e convida várias vozes para incrementar a programação,  como os cantores: Alessandra Freire (MPB), Pedro Grili (Pop), Beatriz e Gabriel (sertanejo), Victor Grili  (Pop), e a voz da convidada de honra e madrinha da Campanha, Marcela Bueno - cantora semifinalista da segunda edição do programa “The Voice Brasil”. Marcela ficou conhecida por protagonizar uma das batalhas mais assistidas e elogiadas de todas as edições do programa, cantando a música “A Thousand Years” com o vencedor daquela edição, Sam Alves. Os cantores serão acompanhados pelos músicos Ezio Jemma e Robson Ribeiro.

A campanha irá concorrer ao prêmio de melhor Campanha da Voz do Brasil no Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia em Outubro (São Paulo) na categoria empresarial, é o que explica a fonoaudióloga Gabriela Ricci. Segundo ela, além da agenda cultural, a campanha também promoverá no local exposição de pôsteres, com curiosidades, mitos e verdades sobre voz e também vai reunir um espaço kids com o jogo “Saúde Vocal”, o Quiz da voz e um atendimento à população para esclarecer possíveis dúvidas sobre os cuidados necessários com a voz. “Nossa intenção é mostrar à população da cidade e região o valor e importância da nossa voz e o quanto precisamos cuidar dela para nos mantermos bem”, acrescenta.

[caption id="attachment_1075" align="alignright" width="253"]Vitor Grili / Foto: Paulo Vilela Vitor Grili / Foto: Paulo Vilela[/caption]

As duas profissionais comentam que a voz possui relação direta com idade, sexo, personalidade, emoção e profissão. “Por isso, é essencial que as pessoas cuidem da voz durante todas as fases da vida”. As especialistas apontam alguns sintomas que não podem passar desapercebidos, como: rouquidão, pigarro constante, voz fraca, falhas ou cansaço ao falar. “Qualquer um deles merecem atenção. O melhor a fazer nestes casos é consultar um fonoaudiólogo e um otorrinolaringologista”. De acordo com a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, nos últimos anos o Brasil tem ficado em primeiro lugar no ranking mundial de ações sociais em benefício da voz. “Queremos continuar no topo”, expressam.

Além da agenda cultural programada, serão realizados workshops sobre a voz com abordagem focadas na saúde e bem estar vocal. No dia 14 de abril, o encontro será na escola de música Ad Libitum, às 18h30, para o público infantil. No dia 18, acontecerá workshop para adultos, às 19h. E no dia 20, o workshop será promovido na Paróquia Santa Teresinha, na Ribeirânia, às 20h.  Os workshops são gratuitos.

A campanha “Minha Voz, Minha Vida” tem apoio cultural das empresas: Nova Digital, Brasil Salomão e Matthes Advocacia, Guitar Music Shop, Comunica Fono Jr., Stream Palace Hotel, Tom Baratella, Grupo Incentiva Brasil, Posto Fiuzza, Bonafont, Uzze Comunicação e Verbo Nostro Comunicação Planejada.

Programação completa 16/04 (Shopponing Santa Úrsula – 13h às 17h)   13h – 14h Abertura do evento, exposição de pôsteres (curiosidades / mitos e verdades sobre voz / espaço kids: jogo “Saúde vocal”), atendimento à população (dúvidas), Quiz da voz. 14h – 16h Apresentação musical comandada pela Fonoaudióloga e Cantora responsável pela campanha, Gabriela Fernandes, que contará com participação de vozes convidadas de Ribeirão Preto (Alessandra Freire – MPB, Pedro Grili – Pop, Beatriz e Gabriel – Sertanejo, Victor Grili – Pop), e a voz da convidada de honra e madrinha da Campanha, Marcela Bueno, que foi semifinalista da segunda edição do programa “The Voice Brasil” (protagonizou uma das batalhas mais assistidas e elogiadas de todas as edições do programa, cantando a música “A Thousand Years” com o vencedor daquela edição, Sam Alves).  16h – 17h Encerramento, espaço para fotos no mural (haverá um mural “Eu estive na campanha da voz – Minha Voz, Minha Vida!”, com o centro em branco para que as pessoas que passarem por lá possam assinar seu nome no mural, e tirar fotos com os cantores, com os amigos).   OBS: O evento acontecerá no pátio central (piso térreo) do Shopping Santa Úrsula.     Serviço O que: Campanha Minha Voz, Minha Vida Quando: 16 de abril/2016 Horário: 13h às 17h Onde: Piso Térreo – Shopping Santa Úrsula - R. São José, 933 - Higienópolis, Ribeirão Preto - SP, 14010-160 OBS. Entrada gratuita e aberto à toda população  

Fale Conosco

(16) 3443-7805
contato@alecrimvip.com.br

O Portal Alecrim é um espaço online voltado ao entretenimento. Em seu conteúdo estão novidades, curiosidades e o que há de mais interessante nos segmentos de moda, beleza, gastronomia, música e cultura, estilo de vida e eventos.

Portal Alecrim © 2016 | Todos os direitos reservados.