|  |  | 

Música Refletor

Cantor Daniel comemora 30 anos de carreira com livro biográfico e DVD

[caption id="attachment_848" align="aligncenter" width="700"]Fotos: Divulgação Fotos: Divulgação[/caption]

Com mais de 30 anos de carreira, ele chega aos seus 47 anos, casado e pai de duas filhas, Lara e Luíza, e com uma trajetória de inspirar as novas duplas que despontam a todo momento no mercado fonográfico. São 18 álbuns em carreira solo, seis DVDs e mais de 13 milhões de discos vendidos. Recentemente, o artista lançou o DVD Daniel in concert em Brotas, um projeto que nasceu de um show em sua terra natal dentro do Cine São José, um  cinema que ficou fechado por mais de 20 anos, foi restaurado por ele e devolvido à cidade como espaço cultural.

A vontade de encerrar ali as comemorações dos seus 30 anos de carreira uniu-se àquela de cantar um repertório totalmente diferente, com canções de rodas de amigos e momentos de lazer. São 29 faixas que vão de Jessé a Raul Seixas e Marcio Greyck a Michael Jackson, tudo isso com arranjos feitos para a ocasião e uma big band no palco. (Confira release completo do projeto).

Além do lançamento do DVD, uma biografia também faz parte da comemoração dos 30 anos de carreira do cantor. “Existia uma vontade, por parte de muitas pessoas ao meu redor, que eu documentasse minha história. Então comecei a pensar o assunto. e decidi que seria valido lançar esta biografia agora. Na verdade, essa história fazia parte de um documentário que está em questionamento se será realizado ou não”, revela.

Denominado “Minha Estrada”, o livro escrito por Tom Cardoso a partir de depoimento do cantor traz a história da vida do sertanejo sem guardar segredo sobre os romances vividos pelo artista. Entre os affairs citados estpa Suzana Alvez, que na época atuava como a “Tiazinha” do programa “H”. “Quando nós fomos escolher o conteúdo que caberia neste livro, pensei que citar algumas pessoas seria inevitável, pois não seria possível contar histórias que eu vivi sem mencionar aqueles que fizeram parte da história. Então eu resolvi abrir o jogo, como em tudo aquilo que eu vivi até aqui. Tudo que eu coloquei teve uma conotação especial em minha vida. Claro, que muita coisa ficou de fora”, comenta o cantor.

Portal AlecrimTrajetória      

O cantor Daniel, ou melhor José Daniel Camillo, nasceu na cidade de Brotas, interior do estado de São Paulo no dia nove de setembro de 1968. Daniel é o terceiro dos quatro filhos de Maria Aparecida Cantador Camillo e de  José Sebastião Camillo. A paixão do artista pela música começou cedo, aos cinco anos ele já cantava e ensaiava os primeiros acordes no violão de seu pai. Ao lado de quem ele cantava no bar dos tios e na praça central de Brotas nos finais de semana.

Incentivado pela família e amigos, Daniel passou a participar de festivais na região, onde conheceu e se tornou amigo de José Henrique dos Reis, quem mais tarde se tornaria seu companheiro com o codinome, João Paulo. Em 1980, nascia a dupla João Paulo e Daniel, apresentando-se em circos, festas e festivais. Até que em 1985, o sonho da gravação do primeiro disco foi concretizado. Porém a luta pelo reconhecimento estava apenas começando. “Na época, utilizávamos para divulgação os meios que estavam disponíveis. Tinha um serviço de alto-falante em Cravinhos, ao qual nós fazíamos questão de entregava o disco toda vez que fazíamos divulgação na região. Sabíamos que se a nossa música estivesse tocando, alguém, de alguma forma, iria ouvir”, conta Daniel.

Assim a dupla foi gravando seus oito álbuns, até explodir com o sucesso “Estou Apaixonado”. Porém, no dia 12 de Setembro de 1997, um acidente automobilístico tirou a vida de João Paulo, interrompendo bruscamente a trajetória de luta e glórias da dupla. Daniel, que tinha o parceiro como irmão, pensou em interromper a carreira, mas devido ao apoio de fãs, amigos e familiares optou por prosseguir. “É muito gratificante você conseguir, com o passar do tempo, apesar de obstáculos e barreiras, se reerguer a cada dia. E eu confesso que já esmoreci, já tive algumas insatisfações. Nunca pensei em parar de cantar, por que o cantor é igual a cigarra, só para de cantar quando o peito estoura”, diz.

Carreira Solo

Em 1998, Daniel dá início a sua carreira solo, que hoje soma 17 CD’s e 5 DVD’s. Entre eles, um CD em Espanhol e três de um projeto de música raiz (Meu reino Encantado).

O mais recente trabalho lançado pelo cantor é o DVD “Daniel 30 anos – O Musical”. O Show que comemora seus 30 anos de carreira possui aspectos dos espetáculos musicais da Broadway, com 16 atores/cantores em cena contando junto com Daniel a sua história através de canções de seu repertório e outras que se encaixam perfeitamente nos momentos narrados. “Esse DVD partiu de uma vontade que eu tinha há muito tempo de ver no palco uma diversidade de coisas. Pois a nossa música é muito maior do que a gente pensa. E as pessoas estão começando a entender isso, que apesar de o sertanejo ser o estilo que eu mais gosto, eu posso fazer e entender também de outros estilos”, diz Daniel.

Ao longo da carreira o cantor passou por turnês internacionais, nas quais foi sucesso em países como Japão e Estados Unidos. Participou também de três longas-metragens como protagonista. O primeiro, “Requebra”, ao lado da apresentadora Xuxa em 1999. O segundo, “Didi o Cupido Trapalhão” com Renato Aragão e Jaqueline Petcovic, em 2005. E em 2009, estrelo “O Menino da Porteira” ao lado do pequeno João Pedro Carvalho. Mas a trajetória do artista como ator não parou por aí. Daniel interpretou também o peão Zé Camilo, na novela Paraíso, exibida pela Rede Globo em 2009. “Conseguir trilhar uma outra história trazendo essa diversificação para o meu trabalho ao longo do tempo é muito gratificante. Talvez isso esteja aflorando mais agora, até por uma questão da mídia. O The Voice, por exemplo, me facilitou mostrar outras vertentes do meu trabalho”, releva o cantor.

Fale Conosco

(16) 3443-7805
contato@alecrimvip.com.br

O Portal Alecrim é um espaço online voltado ao entretenimento. Em seu conteúdo estão novidades, curiosidades e o que há de mais interessante nos segmentos de moda, beleza, gastronomia, música e cultura, estilo de vida e eventos.

Portal Alecrim © 2016 | Todos os direitos reservados.