|  |  | 

Sabor em pauta talheres

Cerveja direto do barril do pirata: Cervejaria aberta há um ano já tem 13 rótulos diferentes

[caption id="attachment_1859" align="alignleft" width="700"]Fotos: Divulgação Fotos: Divulgação[/caption]

Sweet TRADE, Grand BROWN, Drunken KRAKEN (Sazonal), Kapitän KLAUS, Hard TACK, Piece of EIGHT, Young PIRATOR (Sazonal), Royal NAVY, Midnight PAP, Fancy BURP , Bad LUCK, Naughty GROG e Pirate´s FLIP, são essas 13 cervejas que compõem a carta da Weird Barrel. Inaugurada há um ano em Ribeirão Preto, a cervejaria fez sua marca como “Bar do Pirata” e não para de inovar em sabores. As experiências que procuramos oferecer ao nossos clientes passam, sem dúvida, pelas nossas ‘Ales Incomuns’, que é a forma como chamamos nossas cervejas justamente por elas fugirem do paladar mais simples, básico e homogêneo”, comenta Rafael Moschetta, sócio da cervejaria.

AND_2251 - YTA ArquiteturaO João Becker, cervejeiro da Weird Barrel, começou a fazer cerveja em casa, como homebrewer. E a criatividade é definitivamente uma característica do cervejeiro caseiro, que produz em pequenas quantidades e tem condições de experimentar e inovar mais. “Aqui no brewpub ele também tem a possibilidade de inovar e buscar o incomum, já que produzimos apenas 300 litros em cada brassagem. Desta forma, exercitamos a liberdade imprimindo nosso jeito incomum aos estilos já tradicionais, misturando características de diferentes estilos, acrescentando adjuntos em diversas fases do processo de produção, maturando em madeira e o que mais for possível para criarmos nossas 'Ales Incomuns'”, diz.

Para fabricar cada um dos seus rótulos, a cervejaria tem um processo que se pode chamar de artesanal com controle de industrial. Os ingredientes básicos para produção de cerveja são água, malte (geralmente de cevada mas também de outros cereais como trigo, aveia e centeio) lúpulo e o fermento. “Na Weird Barrel, entretanto, prezamos pela inovação, criatividade e pela liberdade nas receitas e também utilizamos ingredientes diversos como temperos e até frutas. Esta é uma prática muito comum nas escolas cervejeiras belga e na norte-americana, na qual nos inspiramos”, explica.

Young PiratorTodas as cervejas da Weird Barrel são "Ales Incomuns". “Elas são 'Ales' por que utilizamos fermentos classificados como de alta fermentação, chamados assim por que atuam na parte de cima do mosto durante a fermentação”, explica Moschetta que acrescenta que “além desta diferença técnica, os fermentos Ale conferem à cerveja diversos aromas complexos enquanto que a outra família de fermentos, as ‘lager’ apresentam resultados mais neutros. As nossas cervejas também são Incomuns, já que sempre procuramos fugir dos sabores simples e homogeneizados”.

Moschetta explica que o clima não influencia diretamente na produção da cerveja, porém no transporte, com o calor de Ribeirão, um caminhão parado pode chegar facilmente a 50 graus no seu interior e modificar bastante as características que a bebida tinha quando saiu da fábrica. “A cerveja perde, por exemplo, aroma dos lúpulos que são bastante sensíveis à temperatura. Esta é uma das vantagens de beber em um brewpub, já que poucos passos separam os tanques de maturação da câmara fria. É a cerveja mais fresca possível, que não passa por pasteurização nem qualquer outro processo que possa ser agressivo”, comenta.

Sazonalidade

Existem cervejas sazonais e que tradicionalmente estão ligadas a épocas como o inverno e também outras que estão ligadas ao verão ou ao período da Oktoberfest, por exemplo. Mas isso não quer dizer que elas não devam ser consumidas ao longo de todo o ano, quando disponíveis. O teor alcoólico mais elevado, mais corpo e o sabor mais intenso de maltes geralmente estão ligados ao tempo mais frio; assim como uma cerveja mais leve e até com um pouco mais de acidez pode estar ligada ao calor. “Porém, aqui na Weird Barrel nós incentivamos a liberdade. O melhor momento para tomar uma cerveja, seja lá qual forem suas características, é quando estamos com vontade”.

A História

image6A origem da Weird Barrel reúne a forma como cada um dos sócios passou a se dedicar à cerveja artesanal e como construíram suas vidas em Ribeirão Preto, cidade cervejeira por vocação. A busca de todos eles pelo incomum e a aposta na abertura de brewpub, um modelo de negócio muito promissor e que foi um dos responsáveis pela revolução das cervejas artesanais nos Estados Unidos.  “Porém não é só isso, a origem da Weird Barrel vem de muito mais longe, remonta ao século XVIII”, garante o sócio da cervejaria.

Rafael Moschetta conta que a “verdadeira história” começa em 1723, quando uma terrível tempestade havia quebrado a roda do leme logo após o navio sair de Tortuga, deixando a tripulação à deriva por meses. Foi quando um grito vindo do alto do mastro trouxe uma gota de esperança em meio ao oceano. Depois de tanto tempo sem comida, água e, principalmente, sem rum, aquela voz rouca e esganiçada soou como o canto de uma sereia. “Velas! Velas!”

AND_2306 - YTA Arquitetura

Conheça o rótulos da Weird Barrel

Pirate´s FLIP Estilo: Session IPA com gengibre ABV (Alcohol by Volume): 3,8% IBU (International Biterness Unit): 45 Descrição: Com baixo teor alcoólico, seu destaque é a fusão entre os aromas e sabores do lúpulo e do gengibre.   Naughty GROG ABV: Black IPA envelhecida em barril de rum ABV: 7,8% IBU: 45 Descrição: A mais premiada da casa. Cerveja escura, com torrado intenso no aroma e no paladar. Amargor pronunciado que se equilibra com o carvalho e o rum. Indicada para quem prefere experiências marcantes.   Bad LUCK Estilo: Fruit Beer ABV: 4,2% IBU: 13 Descrição: Leve e extremamente refrescante. Diferente do que se imagina a princípio, não é doce e apresenta um ótimo equilíbrio entre a acidez, o amargor e sabor das frutas vermelhas, tudo isso sem exageros e com muito drinkability.   Fancy BURP Estilo: American India Pale Ale ABV: 6,5% IBU: 55 Descrição: Uma IPA americana clássica com doses generosas de lúpulos americanos.  Um de seus diferenciais é a adição de diferentes lúpulos no processo de dry-hopping, proporcionando experiências únicas.   Midnight PAP Estilo: Oatmeal Stout ABV: 5,2% IBU: 40 Descrição: cerveja escura com amargor equilibrado e notas de malte torrado. A aveia de sua receita, lhe confere uma textura mais perceptível no paladar e um creme denso.   Royal NAVY Estilo: Extra Special/Strong Bitter (ESB). ABV: 5,4% IBU: 40 Descrição: cerveja no tradicional estilo inglês, com lúpulo britânicos, amargos pronunciado e final seco e refrescante.   Young PIRATOR (Sazonal) Estilo: doppelbock Álcool:  8% IBU: 25 Descrição: Amargor leve, encorpada e boa presença de maltes caramelizados. É a escolha perfeita para as baixas temperaturas.   Piece of EIGHT Estilo: Imperial Brown IPA ABV: 8,5% IBU: 70 Descrição: Esta cerveja traz as características de amargor, aroma e álcool de uma Imperial IPA, mas com a base de malte de uma brown ale.   Hard TACK Estilo: Summer Ale ABV: 4,8% IBU: 27 Descrição: Cerveja leve e aromática, ganha personalidade com a presença do lúpulo americano citra.   Kapitän KLAUS Estilo: Hefeweizen ABV: 5,2% IBU: 22 Descrição: Esta versão pirata da tradicional cerveja de trigo alemã, é fermentada com levedura belga e recebe dry hopping do lúpulo japonês Sorachi Ace.     Drunken KRAKEN (Sazonal) Estilo: Imperial Stout ABV: 9.8% IBU: 54 Descrição: Densa, escura e bastante alcoólica. Seu sabor de café e chocolate amargo resultam dos maltes torrados que se equilibra perfeitamente.   Grand BROWN Estilo: American Brown Ale ABV: 4.5% IBU: 18 Descriçao: Com uma generosa dose de lúpulos aromáticos americanos e especiarias como noz moscada, anis, cravo e canela reforça a fama de incomuns das cervejas da casa. Amargor pouco pronunciado.   Sweet TRADE Estilo: American Amber Ale IBU: 33 ABV: 5% Descrição: Coloração âmbar e médio corpo. Combina aroma cítrico com presença suave de malte tanto no aroma quanto no sabor.

Fale Conosco

(16) 3443-7805
contato@alecrimvip.com.br

O Portal Alecrim é um espaço online voltado ao entretenimento. Em seu conteúdo estão novidades, curiosidades e o que há de mais interessante nos segmentos de moda, beleza, gastronomia, música e cultura, estilo de vida e eventos.

Portal Alecrim © 2016 | Todos os direitos reservados.