|  |  | 

Em Foco Refletor

Charme e estilo próprios: Pub de Ribeirão completa oito anos

[caption id="attachment_1317" align="aligncenter" width="750"]Fotos: Divulgação Fotos: Divulgação[/caption]

São oito anos de sucesso, aproximadamente 500 mil clientes diferentes que já passaram por suas dependências, cerca de 45 funcionários na unidade, centenas de frequentadores fiéis, as coxinhas mais famosas da cidade e muito Rock n’ Roll. É assim que o Vila Dionísio Ribeirão Preto chega ao seu oitavo aniversário neste mês de abril. “Acredito que o segredo para alcançar os oito anos com este balanço seja nunca abandonar a proposta original da marca, ao mesmo tempo em que damos atenção aos hábitos de consumo e opiniões dos clientes. E, claro, muito trabalho”, diz o Gerente de comunicação do Vila Dionísio, Vladislau Bühler Jr, o Juca.

Portal AlecrimO pub surgiu em 2004, quando um grupo de amigos de São José do Rio Preto (SP) decidiu fundar uma casa noturna, em sua cidade, inspirados pela cultura cervejeira, que surgia no Brasil, pelo estilo dos pubs europeus, e pelo o desejo de trabalhar com a cultura do Rock n’ Roll no interior do estado de São Paulo. Nascia então a primeira unidade do Vila Dionísio, que quatro anos mais tarde viria a se expandir para Ribeirão Preto.

Com o sucesso da unidade Rio Preto, sentimos a necessidade de expandir. A escolha do município foi baseada em algumas características em comum com a cidade da primeira unidade, especialmente por ser um polo do interior paulista com carência de casas noturnas que oferecessem rock. Em Ribeirão, ao contrário de Rio Preto, a nova cultura cervejeira já tinha força, inclusive com hábitos diferentes de consumo, muito mais voltado para cervejas especiais. Este também foi um fator crucial para a escolha da cidade”, conta o Gerente de comunicação do Vila Dionísio.

E foi assim que há oito anos Ribeirão Preto recebeu sua primeira casa especializada em rock e cervejas. Hoje em dia, são aproximadamente 220 rótulos diferentes no cardápio, mas este número flutua devido as cervejas artesanais com sazonalidade. “As mais procuradas são as clássicas: Guinness, Erdinguer e as ribeirão-pretanas Invicta e Colorado”, revela Juca.

A decoração marcante da casa, que inclui paredes de tijolos a vista e quadros que remetem ao rock espalhados, foi inspirada em pubs famosos da Inglaterra e Irlanda. Apesar do estilo arquitetônico das duas unidades seguir a mesma linha, o imóvel de cada cidade tem influência no ambiente. Em Rio Preto, por ter sido feito  em um imóvel que antes era uma casa, acaba tendo mais características de pub, com teto baixo e distribuição espacial mais fragmentada. Já em Ribeirão, por ser feito em um local onde antes funcionava um buffet, essas características são diferentes, trazendo inclusive algumas vantagens para o som e iluminação durante os shows.

A programação musical dos dois palcos do pub em Ribeirão, que funciona de terça a domingo, é basicamente formada por bandas de rock, variando entre estilos mais clássico e o pop rock, passando por grupos cover, tributos a grandes nomes nacionais e internacionais até chegar no blues. “Com o tempo, a programação musical foi se adaptando ao público da cidade. A Terça Blues, que começou como um teste ainda em 2008, se tornou um evento fixo da casa, sendo até copiado por outros estabelecimentos da cidade. É uma noite totalmente dedicada o blues e que já conta com a passagem de músicos históricos e também atuais do blues nacional e mundial”, explica Bühler Jr.

Até hoje, já se apresentaram nos palcos do Vila Dionísio aproximadamente 400 bandas diferentes, que são selecionadas de acordo com a experiência com o público de cada atração, e do mesmo modo é definida a frequência. “Para bandas novas, costumamos receber material via e-mail, uma média de 20 bandas novas por mês, mas nem sempre elas sem enquadram nas necessidades do bar ou do público que frequenta”, conta o Gerente de comunicação.

[caption id="attachment_1323" align="alignleft" width="300"]Tonantes Verdes Fritos Tonantes Verdes Fritos[/caption]

Entre as bandas que fazem parte da agenda da casa desde seu princípio está a Tonantes Verdes Fritos. Composta por Thales Posella (guitarra), Wellington Ruvieri (bateria), Jonas Ariel (voz) e Flávio Anchieta (baixo), a banda praticamente nasceu nos palcos do Vila Dionisio. “O Wellington, nosso baterista, que na época já tocava com a banda Senhor X no Vila, me propôs um projeto de hits dos anos 80 e 90, pois apesar de amigos, nunca havíamos tocado juntos. Logo após a ideia se firmar, ele apresentou o projeto à um dos donos, que aprovou e então entramos para o cast de bandas”, conta Thales, que também ressalta que o público da casa é sempre animado e muito amistoso. “É muito bom fazer a galera de lá curtir, dançar e se divertir ao som da Tonantes”.

O guitarrista lembra que no Pub tiveram a oportunidade de conhecer e abrir shows de bandas de ídolos e dividir experiências em hotéis com grupos como Dr. Sin. "Pudemos ficar até o sol nascer batendo papo entre os integrantes das duas bandas, conhecer músicos da Barão Vermelho, Nenhum de Nós, Kid Abelha e até mesmo Blaze Bayley, ex-vocalista do Iron Maiden. Essas oportunidades não têm preço e devemos todas ao Vila”.

A banda Versão Dois também faz parte desta história. Formada por Artur Vellucci (vocal), Gustavo Costa (teclado), Bruno Nascimento (bateria), João Paulo “Dito” (baixo) e João Gabriel Menezes (guitarra), o grupo começou a tocar na casa em 2009 e foi lá que fizeram seu primeiro show em um reveillón. “Foi um dos momentos que mais marcaram para nós dentro do Vila, aconteceu na virada de 2013 para 2014. O bar estava lotado e tocamos até o amanhecer, porque o pessoal não queria ir embora”, destaca o baterista Bruno Nascimento.

[caption id="attachment_1324" align="alignleft" width="300"]Versão Dois Versão Dois[/caption]

Bruno, que reforça que entre o que mais os agrada no Vila é a forma com que são tratados no bar, seja  pelos donos, funcionários ou pelo público. “Lá o público diferenciado, curte tanto o bar quanto os grupos”, reforça.

Além das bandas que fazem parte da agenda da casa com frequência, alguns nomes marcaram os palcos do Vila Dionísio. Nas terças blues são incontáveis shows marcantes, reunindo mestres brasileiros, como Flávio Guimarães, e americanos, como James Burton (que foi guitarrista do Elvis Presley). Além disso, outros grandes nomes passaram pelos palcos do pub: os ex-vocalistas do Iron Maiden, Blaze Bayley e Paul Di'Anno; as bandas Uriah Heep, Casa das Máquinas, Nenhum de Nós, Garotos Podres, dentre várias, além de integrantes e ex-integrantes de grandes bandas nacionais, como Kid Vinil, Rodrigo Santos (Barão Vermelho), Fernando Deluqui (RPM) e Nasi (Ira!).

E esses grandes nomes da música não marcaram só a história do Vila. O músico Leandro Barbieri, baixista da banda Microbius Expirience, cresceu ao som de Iron Maiden, de sempre foi fã e se inspirou na banda. Para sua surpresa e grande realização, quando Paul Di'Anno (primeiro vocalista da Iron Maiden) se apresentou no Pub, a MiEx foi convidada para fazer o show de abertura. “Eu pude então sentar no camarim ao lado dele e conversar. Contei para ele que só sou músico hoje por causa deles. Foi uma oportunidade marcante e inesquecível”.

Gastronomia

Portal AlecrimAlém de conquistar o público pela qualidade das bandas que se apresentam na casa e pelo estilo próprio do bar, o Vila Dionísio também ganhou fãs de sua cozinha ao longo desses oitos anos. Apesar de inspirados pelos pubs, bares e cervejas da Europa, ao escolher quem seria a estrela de seu cardápio, a opção foi um dos maiores símbolos da culinária brasileira: as Coxinhas de Frango com Catupiry®. Com uma receita única, as Coxinhas do Vila Dionísio são preparadas de forma artesanal em cada unidade, e se tornam uma paixão para qualquer pessoa que as saboreie. “O compromisso com a qualidade dos nossos cardápios de cervejas e de música estimulou buscarmos a mesma excelência para o cardápio de nossa cozinha”, diz Bühler Jr.

Além das famosas coxinhas, que ganharam até a versão delivery e food truck, o cardápio conta com outros pratos de encher a boca d’água, como os hambúrgueres preparados artesanalmente, recheados com queijo prato e bacon, as batas fritas cobertas com queijo chedar e a novidade “Perolas de queijo”, bolinhas de queijo crocantes.

Brincadeira

O site do Vila Dionísio direciona o usuário para a unidade desejada: Ribeirão ou Rio Preto, e possibilita fazer pedidos do cardápio online, fazer reservas e ainda conferir a agenda de shows para os próximos dias, mas isso, claro, se foi escolhida a opção “sim” para a pergunta “Você tem 18 anos ou mais?”.

Se a resposta for não, uma brincadeira de muito bom humor foi pensada pelos administradores casa: o site é redirecionado para o portal da Malhação. “Foi uma brincadeira que surgiu quando renovamos o site. Geralmente, quando escolhemos ‘não’ nestas janelas, simplesmente o site não abre. Resolvemos fazer diferente e brincar com a questão da maioridade. Antes, o ‘não’ levava o usuário para o site da Turma da Mônica”, revela o Gerente de Comunicação.

Parte da história

[caption id="attachment_1321" align="alignright" width="300"]Renata, Paulo e os pequenos Bia e Luca Renata, Paulo e os pequenos Bia e Luca[/caption]

Nos oito anos da unidade Ribeirão Preto, o Vila Dionísio tem muita história para contar. Mas não é só a casa que acumula boas recordações ao longo do tempo, seus frequentadores também têm fatos marcantes que aconteceram no Pub.

A cabeleireira Renata Boiani é uma delas. Hoje, casada e mãe de dois filhos, Bia e Luca, Renata “batia cartão” no Vila praticamente em todos os dias da semana. “Eu e meu marido não saíamos de lá. A primeira vez que saímos juntos em público, entre os amigos, que eram muitos em comum, verem foi no Vila”, conta.

Mas antes de Renata e o músico Paulo Fernandes se acertarem, muitas situações aconteceram. “Eu ficava com alguém, uma vez, ele fica com outra alguém em outra vez, isso por 11 meses. Até que um belo dia ele chega com celular para me mostrar a página dele no Facebook, dizendo que estava ‘em um relacionamento sério', quando olhei quem era a pessoa, vi que era eu! Começamos então, alí, a namorar, depois veio o casamento, e hoje vivemos felizes com nossos filhos”.

Mas não foram só Renata e Paulo que começaram sua história de amor nas dependências do Vila Dionísio. O jornalista Bruno Silva e farmacêutica Mariana Lima se conheceram na casa no final de 2013. Era noite do concurso da “Miss Coxinha”, e Bruno havia ido para acompanhar um amigo que estava na torcida por uma das candidatas. Mariana, que havia acabado de voltar do intercâmbio, mesmo sem muita vontade de sair decidiu aceitar o convite de uma amiga da faculdade para comemorar seu aniversário na casa. Quem se apresentava na ocasião era a banda

[caption id="attachment_1322" align="alignright" width="250"]Bruno e Mariana Bruno e Mariana[/caption]

Versão Dois e quando os músico começaram a tocar “Come Together”, dos Beatles, Bruno se aproximou de Mariana para comentar sobre a música, os dois começaram a conversar, trocaram telefones e alí nascia uma história de amor. “Eu ia me formar, não sabia se continuaria em Ribeirão, não estava com a menor intenção de começar um relacionamento, tanto que naquela noite dei meu telefone para ele sem qualquer intenção”, lembra a farmacêutica. Hoje noivos, os dois consideram aquela noite, o início de sua história.

Mas não só as histórias de amor que convergem com a do Vila Dionísio Ribeirão. Muitos aniversários e espedidas de solteiro também já aconteceram na casa. A empresária Grace Kelly Cano, por exemplo, guarda muitas recordações do dia em que foi comemorar a despedida de solteira de uma amiga no Vila Ribeirão. Grace levou da noite muita história para contar. “Fomos em um grupo de meninas, chegando lá, para o azar da noiva, a ex-namorada do noivo estava na casa. Mas não era uma simples ex, ela havia dado muito trabalho para minha amiga, foi então que a diversão começou”.

A turminha da despedida de solteiro não se deixou abalar, bebeu, dançou, curtiu a noite e até no palco a noiva foi parar. “Mas o mais marcante foi quando nós fomos, todas juntas, ao banheiro e quem foi atrás? A ex do noivo, com certeza para nos ‘enfrentar’. Foi aí que nos juntamos e começamos a brindar a boa escolha do noivo, as escolhas certas, entre outras alfinetadas para ela, que saiu de fininho”, lembra Grace e se diverte.

Fale Conosco

(16) 3443-7805
contato@alecrimvip.com.br

O Portal Alecrim é um espaço online voltado ao entretenimento. Em seu conteúdo estão novidades, curiosidades e o que há de mais interessante nos segmentos de moda, beleza, gastronomia, música e cultura, estilo de vida e eventos.

Portal Alecrim © 2016 | Todos os direitos reservados.