|  |  | 

Sabor em pauta talheres

Cozinha árabe: além dos quibes e esfirras

[caption id="attachment_4582" align="aligncenter" width="640"]Foto: Divulgação Foto: Divulgação[/caption]

A culinária Árabe já foi incorporada ao paladar brasileiro há algum tempo. É bastante comum encontrar seus quitutes mais famosos, como o quibe e a esfirra, em festas, buffets e até lojas fast food. Entretanto, o sabor dos países do Oriente Médio não se resumem a tais iguarias. A coalhada, o humos, pão sírio, babaganuche, os charutos feitos de folhas de repolho e uva, caftas, fatuche, muhamora e a carne de carneiro também são receitas provenientes daqueles povos.

Márcia Otim, 64 anos é professora e fã da cozinha e da música árabe, sempre que pode procura um restaurante especializado neste tipo de comida. “Eu gosto de tudo, coalhada, pão sírio, humos, mas especialmente do quibe”, conta. A simpatia da professora por esses sabores contagiou a família. A filha e o genro, Estela e Marcelo Garcia, também são adeptos as delícias do Oriente.

Marcelo é fã de quibe cru e babaganuche, acredita que essa diversidade de sabores vai além do paladar. “A culinária árabe é muito mais que saborosa, é cultura, um pedaço de outro continente dentro do Brasil”.

Mas as adaptações brasileiras fogem um pouco as receitas originais, as esfirras, por exemplo, são recheadas com carne bovina por aqui, enquanto que originalmente o recheio é feito com carene de carneiro.“Os Árabes dizem que além da adaptação na esfirra, o quibe recheado é coisa de brasileiro, o original  é feito apenas com trigo e carne moída”, explica Fábio Sauk, Gerente de um restaurante árabe em Ribeirão Preto.

Sauk afirma que em sua cozinha procura manter as receitas o mais próximo do original possivel.“Na Cafta, por exemplo,  misturamos as carnes de carneiro e bovina”. Ele acredita que o paladar dos pratos oferecidos fique bem semelhante aos consumidos nos países de origem. “Já tive a presença de três árabes aqui, e todos disseram que o paladar é o mesmo. Nos empenhamos para isto, nosso humos por exemplo, é importado da Líbia”, garante o gerente.

Fale Conosco

(16) 3443-7805
contato@alecrimvip.com.br

O Portal Alecrim é um espaço online voltado ao entretenimento. Em seu conteúdo estão novidades, curiosidades e o que há de mais interessante nos segmentos de moda, beleza, gastronomia, música e cultura, estilo de vida e eventos.

Portal Alecrim © 2016 | Todos os direitos reservados.