|  |  | 

Entre Elas Moda

Criatividade, praticidade e estilo: guarda-roupas cápsula é a tendência do momento

[caption id="attachment_4929" align="aligncenter" width="615"]Foto: Divulgação Foto: Divulgação[/caption]

Escolher o look do dia não costuma ser tarefa fácil para as mulheres. É bastante comum abrir o guarda-roupas olhar, olhar, experimentar, e ter a sensação de que não há nada interessante para vestir, mesmo quando falta espaço para guardar mais peças.

Mas até com o guarda-roupas cheio, quando bate essa sensação de não ter o que usar, a primeira ideia que vem é fazer uma visitinha ao shopping para encontrar algo mais interessante. Porém, em tempos de economia turbulenta, uma solução desenvolvida em 1985 pela estilista americana Donna Karan para acabar com este dilema feminino voltou à tona: o guarda-roupas cápsula.

A ideia manter poucas roupas no armário e aprender a combiná-las de diferentes maneiras permitindo a criação de looks para todas as ocasiões. Os estilistas indicam optar por entre 30 e 45 peças que você goste, sejam neutras e tenham possibilidade de combinação entre si.

“A moda tem uma essência criativa, por isso vai sempre oferecer opções que atendam a todas as personalidades. Comprar um item deste e outro daquele estilo é normal, porém dificulta a escolha quando você abre o armário e vê inúmeras opções que não conversam. O segredo para montar seu armário cápsula está em descobrir qual o seu estilo”, comenta a estilista Noemi Trindade.

Para quem gostou da ideia e quer tirar o excesso do seu armário e descobrir novas combinações, há algumas regrinhas para auxiliar no processo. A primeira delas é desapegar de roupas mais antigas, muito marcantes e que foram tendência absoluta nesta ou naquela temporada. O próximo passo é escolher as peças mais confortáveis minimalistas e que nunca caem de moda, lembrando sempre que as escolhas devem confirmar o seu estilo e se encaixar com seu modo de vida. “Não é porque uma peça é básica que ela não vai transmitir a personalidade. Tudo vai depender a composição que você fizer. Por exemplo, uma regata branca com um max colar transmite uma mensagem, já essa mesma regata com uma corrente longa e delicada expressa algo totalmente diferente”, explica a estilista.

Um guarda-roupas cápsula deve ser formado basicamente por saias, shorts e calças; blusas, regatas e camisas; jaqueta, blazer e tricô. Além das bolsas, sapatos e acessórios que também entram na conta. Já roupas de ginástica, praia, festa e peças íntimas podem estar de fora do número adotado. “A ideia é organização e criatividade, não sacrifício, por isso, essas roupas que fogem ao uso cotidiano e normalmente guardamos de maneira separada não precisam entrar na conta. Assim como você não está proibida de comprar uma coisinha nova, mas tente ficar pelo menos três meses com a mesma composição do armário”, orienta Noemi.

Outras dicas da profissional na hora de montar a sua cápsula são dar preferência a tecidos naturais, como a viscose e o algodão e escolher um esquema de cores, priorizando os tons neutros e estampas que conversem.

Peças escolhidas é hora de pensar nas possibilidades. Para isso, basta lembrar que cada roupa neutra casa com as outras do mesmo grupo e também com as diferentes. Por exemplo, um calça jeans pode ser usada com camisas, regatas e tops de qualquer cor. O mesmo serve para as saias e shorts. Para ampliar as opções, é só colocar os acessórios ou um blaser, jaqueta, colete ou lenço de acordo com a ocasião.

Confira um modelo de escolhas eficiente para compor o armário:

Vestidos

três longos e quatro curtos Calças

uma calça preta, uma calça jeans escura e outra clara e uma calça de tecido leve. Bermudas

uma jeans e outra colorida. Blusas

sete blusas variadas.

Camisetas

Três regatas de malha ou seda: uma branca, uma preta e uma colorida e duas camisetas (branca e preta).

Camisas

uma branca, uma preta e uma colorida.

Jaquetas

um blazer, uma jaqueta jeans e uma de couro

Saia

um curta e uma saia longa leve Bolsas

uma marrom e uma preta

Sapatos

um scarpin, uma sandália ou sapato de salto grosso, uma sandália rasteirinha, uma sapatilha e um tênis.

Fale Conosco

(16) 3443-7805
contato@alecrimvip.com.br

O Portal Alecrim é um espaço online voltado ao entretenimento. Em seu conteúdo estão novidades, curiosidades e o que há de mais interessante nos segmentos de moda, beleza, gastronomia, música e cultura, estilo de vida e eventos.

Portal Alecrim © 2016 | Todos os direitos reservados.