|  |  | 

Beleza Entre Elas

Cuidados para realizar uma cirurgia plástica com segurança

[caption id="attachment_4059" align="aligncenter" width="539"]Foto: Divulgação Foto: Divulgação[/caption]

Os benefícios de uma cirurgia plástica podem ir muito além da questão estética. Diversos aspectos funcionais do corpo podem ser corrigidos ou melhorados por meio de procedimentos cirúrgicos. No entanto, é fundamental que, ao se submeter a uma cirurgia plástica, o paciente escolha um profissional qualificado e que esteja consciente dos cuidados para uma cirurgia plástica mais segura.

De acordo com o cirurgião plástico Dr. Gustavo Zampar, um dos passos fundamentais é conversar abertamente com o médico, pois todas as informações sobre a saúde do paciente são importantes para que se possa fazer uma análise do histórico. “Algumas pessoas se sentem tímidas na hora de conversar com o cirurgião e acabam omitindo informações por não as considerar importantes. O cirurgião precisa ter um mapa completo sobre a saúde do paciente que permita identificar o procedimento mais indicado, se há riscos e assim levantar e discutir todas as possibilidades”, explica Dr. Zampar.

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica orienta também que o paciente pergunte ao cirurgião sobre sua certificação, sobre sua experiência, sobre o procedimento e sobre possíveis riscos e que pesquise por profissionais que sejam credenciados pela SBCP para que se tenha a certeza que esse profissional completou um treinamento em cirurgia de no mínimo cinco anos, sendo três deles em cirurgia plástica, que está treinado para realizar todo tipo de cirurgia e submetido a um código rigoroso de ética.

Dr. Gustavo Zampar também ressalta que os cuidados pré-operatórios são essenciais para a segurança do paciente e para o sucesso da cirurgia. Deve-se manter uma alimentação balanceada, dormir bem, se exercitar, evitar hábitos, vícios e alimentos que possam impactar negativamente a realização da cirurgia como álcool, cigarro e alimentos ricos em açúcar principalmente.

Antes da cirurgia são pedidos exames de sangue como um coagulograma por exemplo. Arritmias podem ser descobertas com um eletrocardiograma. A idade e condição clínica do paciente determinam outros exames adicionais como a avaliação cardiológica.

O local onde o procedimento deve ser feito costuma gerar muitas dúvidas no paciente. O cirurgião esclarece que optar por um hospital completo é o ideal, mas que fazer na própria clínica vai depender do tipo de procedimento a ser realizado e do estado de saúde do paciente. “Pequenos procedimentos, como aqueles sob anestesia local podem ser realizados em clínicas, desde que sejam devidamente aparelhadas e seguras. Cirurgias de médio e grande porte devem ser realizadas em um hospital, para a segurança do paciente e também do profissional, que pode contar com uma boa infraestrutura”, finaliza Dr. Gustavo Zampar.

Tão importante quanto sanar as dúvidas, é encontrar um profissional em que o paciente confie e que seja qualificado para realizar o melhor procedimento. Quando se toma as devidas precauções, o resultado final geralmente é altamente satisfatório e gratificante.

Fale Conosco

(16) 3443-7805
contato@alecrimvip.com.br

O Portal Alecrim é um espaço online voltado ao entretenimento. Em seu conteúdo estão novidades, curiosidades e o que há de mais interessante nos segmentos de moda, beleza, gastronomia, música e cultura, estilo de vida e eventos.

Portal Alecrim © 2016 | Todos os direitos reservados.