|  |  | 

Dicas Doce Lar

De olho no condomínio: valor da taxa deve ser projetado de um ano para o outro

[caption id="attachment_224" align="aligncenter" width="700"]Foto: Divulgação Foto: Divulgação[/caption]

Alguma vez você já se perguntou para que exatamente serve o valor pago pelo condomínio e de que maneira ele é calculado? Esta taxa serve para cobrir despesas comuns do residencial, como o pagamento dos funcionários, manutenção, materiais de limpeza e contas de água e luz. Porém, é preciso estar de olhos bem abertos para que não haja abusos na cobrança.

“Esses valores precisam ser apresentados aos moradores anualmente e projetados para o ano seguinte em assembleias, apontando assim o valor médio a ser cobrado”, explica Antonio Carlos Aguiar, administrador de condomínios.

O valor pago por cada casa ou apartamento é variável, a divisão é feita por uma fração ideal que leva em conta o tamanho de cada imóvel. “E diferente do que muitos possam pensar, o número de moradores não altera o preço a ser pago”, explica.

Para que as taxas tornem-se mais baixas, além de exigir a prestação de contas da administradora, é importante que o morador esteja atento a economia dentro do residencial: desperdício de água e energia elétrica, assim como práticas inadequadas, a exemplo de jogar lixo no chão, pois esses custos podem onerar mais o valor da taxa.

Outro ponto importante é saber a quem recorrer quando necessitar. Cabe à administradora a parte financeira do condomínio, cobrança, arrecadação e administração do valor. É função do síndico informar aos condôminos as decisões tomadas, solucionar problemas, zelar pela boa convivência e seguimento das normas.

Fale Conosco

(16) 3443-7805
contato@alecrimvip.com.br

O Portal Alecrim é um espaço online voltado ao entretenimento. Em seu conteúdo estão novidades, curiosidades e o que há de mais interessante nos segmentos de moda, beleza, gastronomia, música e cultura, estilo de vida e eventos.

Portal Alecrim © 2016 | Todos os direitos reservados.