|  |  | 

Dicas Doce Lar

De olho no elevador: segurança pra subir e descer

[caption id="attachment_234" align="aligncenter" width="700"]Foto: Divulgação Foto: Divulgação[/caption]

Com cada vez mais andares, os prédios requerem um mecanismo que facilite a subida e a decida. Com isso, os elevadores tornaram-se peça indispensável.  A tecnologia tem ajudado a desenvolver aparelhos cada vez mais seguros, e a manutenção é a principal arma para evitar acidentes.

Porém, é preciso estar atento à manutenção, que deve ser preventiva e mensal, e alguns detalhes que fazem toda a diferença na hora de garantir sua segurança. “O serviço de manutenção dra cerca de 30 minutos, subimos em cima da cabine e movimentamos o elevador para verificar se as portas e o mecanismo do freio estão em ordem”, conta Jonas Silva, técnico em eletrônica de uma empresa de manutenção de elevadores.

Segundo Silva, o que garante a segurança do aparelho são dois cabos de aço usados para sustentar a cabine e um dispositivo que aciona a trava das portas para evitar que a pessoa entre no elevador sem que ele esteja parelhado ao andar. “Cair ele não cai. O que pode acontecer é seu travamento no caso de falta de energia elétrica ou superaquecimento do motor.”

Esse superaquecimento pode ser ocasionado pelo uso indevido do equipamento, como a sobrecarga por exemplo – Todos os elevadores indicam o peso ou quantidade de pessoas que pode suportar – que vai variar de acordo com a capacidade do motor.

Manter o bom estado dos elevadores custa, em média, R$ 700 por mês, mas o valor desta comodidade é um pouco maior se for levado em conta o gasto com a energia elétrica. O consumo do aparelho representa 5% do total da conta. “Hoje isso não é mais um luxo, é uma necessidade , só quem usa as escadas são os moradores de andares baixo e olhe lá”, explica o técnico.

Fale Conosco

(16) 3443-7805
contato@alecrimvip.com.br

O Portal Alecrim é um espaço online voltado ao entretenimento. Em seu conteúdo estão novidades, curiosidades e o que há de mais interessante nos segmentos de moda, beleza, gastronomia, música e cultura, estilo de vida e eventos.

Portal Alecrim © 2016 | Todos os direitos reservados.