|  |  | 

Sabor em pauta talheres

Delícias Juninas: junto com as festas, chegam as guloseimas do mês de São João

[caption id="attachment_1907" align="aligncenter" width="620"]Fotos: Divulgação Fotos: Divulgação[/caption]

Tradicionalmente, o mês de junho é tomado por festividades regadas a delícias a base de derivados de milho e amendoim. A canjica, pipoca, bolos, pé de moleque, paçoca e outras guloseimas como maria-mole, cachorro quente e quentão fazem parte da festa. A culinarista Suely Lins, 63 anos, trabalha há 33 anos com gastronomia, já deu cursos e fez receitas para famosas marcas de produtos alimentícios. Há 23 anos em Ribeirão Preto, a cozinheira de mãos cheias, que dá aulas particulares de culinária, tem receitas típicas desta época de dar água na boca. “Já dei muitos cursos com comidas de festa junina, quando tinha minha escola, todo ano programava as aulas típicas e eram um sucesso”, lembra.

Entre as receitas, algumas foram desenvolvidas por ela mesma, como a paçoca, bolos de milho e fubá, canjica, pé de moleque e o saboroso curau de milho verde. A culinarista também ensina a fazer bebidas da época e da uma dica para as pessoas que não podem ou não gostam de ingerir bebida alcoólica. “Faço o quentão sem álcool, é mais saudável. O segredo é carregar um pouco mais no gengibre, ele fica ardidinho, uma delícia”, ensina.

A culinarista, que prepara seus pratos para festa da igreja onde frequenta, comentou que sente falta do espírito das antigas festas juninas. “Hoje é tudo muito diferente, mais voltado ao dinheiro. Lembro que meu pai fazia fogueira, era aquela alegria, a gente brincava, soltava balão.”

Apesar das diferenças que trouxeram os tempos modernos, o consumo dos alimentos típicos deste mês movimentam a economia. “As vendas aumentam 20% entre meados de maio e final de julho, é a melhor época do ano para nós. Os mais procurados são a paçoca e o pé de moleque”, revela João Soares, gerente de uma casa especializada em doces.

Segundo ele, as guloseimas típicas industrializadas, como batata doce, maria-mole, doce de abóbora e cocada são frescos e ainda remetem muitas pessoas ao paladar da infância. “Noto clientes que vêm buscar outra coisa, mas quando veem aquele doce que comiam quando eram crianças acabam levando para matar as saudades.”

Fale Conosco

(16) 3443-7805
contato@alecrimvip.com.br

O Portal Alecrim é um espaço online voltado ao entretenimento. Em seu conteúdo estão novidades, curiosidades e o que há de mais interessante nos segmentos de moda, beleza, gastronomia, música e cultura, estilo de vida e eventos.

Portal Alecrim © 2016 | Todos os direitos reservados.