|  |  | 

Música Refletor

Embalado pelo blues: conheça João da Gaita

[caption id="attachment_455" align="aligncenter" width="800"]Fotos: Divulgação Fotos: Divulgação[/caption]

João Paulo Proni Lima, ribeirão-pretano, 30 anos. Mas não é assim que ele é conhecido pelos amantes de blues de Ribeirão e região. Famoso por fazer arte com a gaita nas mãos, João da Gaita vem ganhando destaque no cenário musical.

Sua história com o instrumento começa cedo, aos 13 anos, depois de ganhar uma gaita de presente de um amigo. “Eu já gostava do som do instrumento quando ouvia blues e, a partir do presente, comecei a me dedicar em aprendê-lo”, relembra.

Entre as referências musicais de João estão vários artistas internacionais renomados no blues, como Big Walter Horton, Junior House, Sonny Terry, Buddy Guy e Ben Harper, entre outros. “Hoje eu escuto muita coisa, mas minha base musical é bem de blues raiz”.

A sua primeira apresentação profissional aconteceu no Paulistânia Bar, em Ribeirão Preto, no ano de 1998. “Nessa época eu já estudava em casa pensando em ser músico. Foi então que Fred Sun Walk me convidou para dar uma canja em seu show”, conta.

Com talento incontestável, logo as oportunidades começaram a surgir para o artista, deixando algumas recordações em sua memória. Entre os shows inesquecíveis está o que aconteceu, há alguns anos atrás, no “Forró da Lua Cheia” em Altinópolis. “Acho que pela energia do pessoal. Estávamos com uma formação muito legal na banda. Eu, o Andrezão no teclado, o Enio na batera, Paulinho Zanbianchi na Guitarra e o Beto Brás no baixo”, diz.

Com o sucesso, oportunidades internacionais começaram a aparecer para o músico. Há dois anos atrás, através de contatos com outros músicos, inclusive de fora do País, surgiu um convite para que ele fosse aos Estados Unidos estudar, tocar e viver um pouco da cultura daquele País. “A experiência foi incrível, mas nem tudo foram flores, cheguei a dormir na rua lá. Isso são coisas de bastidores que muita gente não sabe. Pensam que é só cerveja e balada, mas existe muita luta por trás do sonho”.

Portal AlecrimOutros talentos

Além da gaita, João também mostra seu talento nas cordas do violão e do contrabaixo. “O violão me ajuda na hora de compor, é uma linguagem mais clara na para passar à banda o que eu quero. Venho até investindo um pouco mais nesse instrumento”.

Fora da música, o artista dedica seu talento à cozinha. Amante das combinações, misturas e temperos, costuma passar algumas horas cozinhando para os amigos e dando seu toque especial a antigas receitas. “Considero o ato de cozinhar uma arte, que chega a se assemelhar bastante com a música, cada condimento que você experimenta na receita é como um novo acorde na formação de um arranjo”.

O nome

Cansado de trabalhar na cidade de São Paulo, João decidiu ir para o Rio de Janeiro fazer um curso de Stand Up com Fábio Porchat e começou a fazer comédia. Porém, na época, precisava de um nome mais apelativo artisticamente que João Paulo, seu nome de batismo. Foi quando, já apaixonado pela gaita, começou a utilizar “João da Gaita”. “Fiz um twitter com esse nome e comecei a usar no Stand Up, pouco depois saí da comédia, mas levei o nome para aos palcos com a música. Certo dia, no metrô em São Paulo, conheci uma numeróloga que me disse para continuar a usar a usá-lo. Como já gostava, acabei virando João da Gaita, mais simples, mais fácil”, conta o artista.

Fale Conosco

(16) 3443-7805
contato@alecrimvip.com.br

O Portal Alecrim é um espaço online voltado ao entretenimento. Em seu conteúdo estão novidades, curiosidades e o que há de mais interessante nos segmentos de moda, beleza, gastronomia, música e cultura, estilo de vida e eventos.

Portal Alecrim © 2016 | Todos os direitos reservados.