|  |  | 

Música Refletor

Festa Rock: Rodrigo Santos fala sobre carreira solo, drogas e rock’ n’roll

Portal Alecrim

Considerado um dos melhores baixistas do Brasil, Rodrigo Santos, integrante da banda Barão Vermelho há 20 anos, já tocou também com Lobão, Léo Jaime, João Penca, Blitz e Kid Abelha, entre outros artistas. Atualmente, Rodrigo dedica-se especialmente a carreira solo com seu show e álbum “Festa Rock”, lançados no ano passado.

O álbum representa um pouco das apresentações que Rodrigo faz pelo País. Trata-se de um show “festeiro”, sem setlist fixo. “Vou definindo de acordo com o momento, o público. Só não lancei a Festa Rock em 2013, porque achei que o momento era propício para algo mais autoral”, lembra.

Também em 2015, o cantor lançou o livro “Diário de Bordo” com relatos dos bastidores de suas viagens ao longo da carreira. “É um diário que fui escrevendo na trajetória dos show. Entre as histórias, está um acontecimento recente, do final de 2014, quando fui subir no palco e a perna escorregou, fiz um corte grande, mas o show já estava para começar. Os bombeiros fizeram um curativo e dei sequencia, mas estou até hoje cuidando das consequências”.

[caption id="attachment_701" align="alignleft" width="247"]Fotos: Divulgação Fotos: Divulgação[/caption]

Trajetória

O músico entrou para o Barão em 1991 e fundou os Britos em 94. Ao todo, vendeu mais de 4 milhões de discos, ganhou 3 prêmios Sharp, fez a abertura de 5 shows dos Rolling Stones no Brasil, participou de 3 festivais Rock in Rio (com Lobão em 91, com Barão em 2001 e em carreira solo em 2011), participou de 4 festivais Hollywood Rock e nos últimos 32 anos fez mais de sete mil shows.

Outro fato marcante da carreira do músico, deu-se recentemente, foi a turnê que realizou com Andy Summers, guitarrista do The Police no final do ano passado. “O show era uma mescla de canções do The Police com Barão Vermelho, incluindo algumas músicas  ‘Me Dê Um Dia a Mais’, ‘Nunca Desista do Seu Amor’ e ‘Remédios’, do mais recente álbum solo de Rodrigo.

Barão Vermelho

Depois de realizar a última turnê com o Barão Vermelho em 2012 nos shows comemorativos aos 30 anos de carreira da banda, o artista tem se dedicado a carreira solo. “O Barão tem um público grande, um lugar ao sol já estabelecido, mas eu tenho conquistado meu espaço ao longo do tempo e com isso me preocupado menos com as pausas do grupo”, diz.

Perguntado sobre um possível fim das “férias” do Barão Vermelho o baixista esclarece que deve levar algum tempo. “Ultimamente só tocamos em datas comemorativas, não sei se faremos uma turnê dos 35 anos da banda em 2017 ou se só vamos comemorar os 40. Mas há outros projetos parados alí também como o documentário que gravamos na última turnê e não saiu por falta de patrocínio”, conta.

Superação

Portal AlecrimNão é segredo para ninguém que Rodrigo Santos sofreu com a dependência de álcool e drogas durante um longo período de sua carreira. Mas em 2005, conseguiu pedir ajuda, interrompeu o uso das substâncias e tornou-se exemplo para quem quer superar a dependência química. “O ponto mais difícil de tudo isso é você aceitar que está doente. É esse o ponto que pega todo mundo. Mas chega um ponto que você aceita que não da mais. Quando eu parei minha vida caminhou para frente, eu não tocava mais violão em casa e não compunha há anos”, relata.

Depois de nove meses internado, Rodrigo foi convidado a ser coordenador da clínica onde estava. “Eu aceitei, e dou palestras até hoje. Mantenho também minha terapia uma vez por semana e eu não falo mais de drogas. Claro que no começo você fala sobre isso, mas hoje não faz parte da minha vida. Você desmonta sua própria angustia”.

O músico conta que nos primeiros meses após sair da clínica sentiu vontade de consumir álcool e as drogas, mas sabia que ia passar. “Era questão de tempo e foco, no que eu não queria mais para minha vida. Eu queria construir e você não constrói vivendo dessa maneira. Eu queria como era a vida sem isso, e para isso você precisa parar. Nunca mais recaí”, finaliza.

Fale Conosco

(16) 3443-7805
contato@alecrimvip.com.br

O Portal Alecrim é um espaço online voltado ao entretenimento. Em seu conteúdo estão novidades, curiosidades e o que há de mais interessante nos segmentos de moda, beleza, gastronomia, música e cultura, estilo de vida e eventos.

Portal Alecrim © 2016 | Todos os direitos reservados.