|  |  | 

Sabor em pauta talheres

Glúten: ele pode ser o vilão

[caption id="attachment_4318" align="aligncenter" width="640"]Foto: Divulgação Foto: Divulgação[/caption]

Glúten é o nome dado a uma das proteínas contidas em alguns cereais como o trigo, centeio, aveia, cevada e o malte. Ele é o responsável pela retenção dos gases da fermentação - que leva ao crescimento dos pães – além de reter a umidade da massa depois de assada e promover sua elasticidade.

Porém esta proteína pode desencadear em indivíduos de organismo intolerante a ela alguns danos à parede do intestino delgado, e em consequência, um prejuízo na absorção dos alimentos. Essa intolerância pode ter graus diferentes, se manifestando em uma alergia ou na doença Celíaca - condição crônica, na qual há uma intolerância permanente ao glúten. “Geralmente a patologia se manifesta na infância, entre o primeiro e terceiro ano de vida, mas pode surgir em qualquer idade, inclusive adulta”, explicou o nutricionista Luiz Sinicio.

E não é só aos intolerantes que a proteína é prejudicial. As pessoas que desejam emagrecer também devem cortá-la da alimentação. De acordo com o nutricionista, o glútem dificulta a perda de peso e de medidas especialmente na região abdominal. “Aqueles pacientes que chegam a minha clínica querendo uma dieta para emagrecer, eu tiro os alimentos que contém glúten e os substituo por outros”, conta.

Os sintomas podem se apresentar de diferentes maneiras, com inchaços na região abdominal, dificuldade de digestão, faltas de ar e até mesmo o fechamento da glote ao ingerir a proteína. O tratamento está na dieta, com a retirada total dos alimentos que contém glutén.

Para substitui-los podem ser utilizados cereais e farinhas provenientes do arroz, milho, fubá, mandioca, batata e soja. Para obter um melhor resultado na cozinha pode-se misturar duas ou três dessas farinha. Mas para quem preferir comprar o produto pronto, eles estão aos montes nas lojas especializadas. São algumas marcas de macarrão a base de farinha de arroz, biscoitos, pães, bolos, granola, barra de cereais, bolachas, cookies, pizzas e salgados feitos a base de batata, arroz, mandioca e milho. São mais de 20 marcas no mercado, além dos produtores caseiros. Os preços são variados e para todos os bolsos.

PÃO DE BATATA

Ingredientes:

2 tabletes de fermento para pão;

1 colher ( sopa ) de açúcar;

1 copo americano ( 150 ml ) de leite morno;

1 caixa ( 200 grs. ) de creme de arroz;

1 caixa ( 200 grs. ) de fécula de batata;

2 colheres ( sopa ) de margarina;

3 ovos;

1 colher ( sobremesa ) de sal;

2 batatas grandes cozidas

Modo de preparo:

Misture o fermento com o açúcar e 1/2 caixa de creme de arroz. Deixe descansar por 10 minutos. Numa tigela, amassar as batatas , juntar a margarina, o leite, o resto do creme de arroz, a fécula, os ovos inteiros e o sal. Misture bem com colher de pau ou batedeira. Junte esta mistura com a que estava descansando. Unte uma forma de bolo inglês e polvilhe com creme de arroz. Deixe descansar 10 minutos e asse em forno pré-aquecido por 50 minutos.

Fonte: Danielle A. Fernandes dos Santos – Nutricionista

Fale Conosco

(16) 3443-7805
contato@alecrimvip.com.br

O Portal Alecrim é um espaço online voltado ao entretenimento. Em seu conteúdo estão novidades, curiosidades e o que há de mais interessante nos segmentos de moda, beleza, gastronomia, música e cultura, estilo de vida e eventos.

Portal Alecrim © 2016 | Todos os direitos reservados.