|  |  | 

Em Foco Moda

Joias: feitas para realçar o brilho feminino

[caption id="attachment_2623" align="aligncenter" width="650"]Foto: Divulgação Foto: Divulgação[/caption]

É difícil encontrar uma mulher que não goste de jóias. Ouro e prata trabalhados com pedras preciosas encantam e dão mais brilho ao universo feminino. “Acho que não tem quem não aprecie, pelo menos para mim é um artigo de prazer e de satisfação pessoal, conta Sueli, 61 anos, administradora de empresas.

Dalva Ferrari, especialista em joias e coordenadora do curso de Design e Moda do Senac de São José do Rio Preto, explica que essa adoração por colares, brincos, pulseiras e anéis é similar a que as mulheres tem pela moda e com isso as joalherias desenvolvem coleções a cada estação.

E são as promessas de cada estação no mercado de moda que norteiam as criações de um joalheiro de Ribeirão Preto. “Estou sempre atento às tendências da moda no mundo todo, as coleções de joias são baseadas nas estações assim como roupas, sapatos e bolsas”, diz o artesão em joias João Carlos Bassim, que completa: “lanço duas coleções por ano, uma em abril para o dia das mães e outra em novembro para o natal. Escolho as cores das pedras que irão compor as joias de acordo com as cores da estação”.

E são exatamente as pedras que agregam mais valor as peças. De acordo com Bassim, o brilhante é a mais valiosa entre elas, extraído da pedra de diamante é lapidado em 57 facetas e pode ser encontrado em diferentes cores na natureza – que muda de acordo com sua composição. “Seu valor avaliado de acordo com quatro critérios, cor, pureza lapidação e peso”, explica e ressalta que assim como brilhante a esmeralda, o rubi, topázio imperial, água-marinha, Ametista, Jade e Esmeralda também são valiosas e raras na natureza.

A preciosidade do ouro

O mais valioso entre os metais nobres é o ouro, que pode sofrer variações entre suas cores e quilates – que equivalem a sua pureza. O de 24 quilates é o mais puro, sem a mistura de ligas e o de oito quilates o mínimo aceitável em joalherias, com 200% de liga. Ouro é o metal mais nobre encontrado na natureza, é o metal preferido e básico dos ourives, devido ao seu brilho, beleza, raridade, possibilidades de aplicação e texturas”, diz a especialista em joias Dalva Ferrari.

 

Fale Conosco

(16) 3443-7805
contato@alecrimvip.com.br

O Portal Alecrim é um espaço online voltado ao entretenimento. Em seu conteúdo estão novidades, curiosidades e o que há de mais interessante nos segmentos de moda, beleza, gastronomia, música e cultura, estilo de vida e eventos.

Portal Alecrim © 2016 | Todos os direitos reservados.