|  | 

Dicas

Lavagem certa: hgienização correta aumenta vida útil das roupas

[caption id="attachment_723" align="aligncenter" width="700"]Foto: Divulgação Foto: Divulgação[/caption]

Com certeza a maioria das pessoas já experimentou aquela sensação de “que pena, gostava tanto”, ao tirar uma roupa da máquina de lavar. Com o uso e a lavagem, as peças podem perder a cor, manchar a até modificar seu formato, ganhando um ar de desgastadas, até mesmo com pouco tempo de uso.

Isso porque, cada tecido necessita de um tipo de cuidado ao escolher a temperatura, os produtos e a intensidade da higienização.

Por mais que a tecnologia torne a lavagem das roupas cada dia mais fácil, ainda é preciso saber como lidar com cada tipo de peça para aumentar sua vida útil e não danificá-las.

Portal AlecrimNão basta apenas reunir as roupas sujas, coloca-las dentro da máquina, despejar produtos e apertar um botão. As vestimentas precisam ser separadas por tipo de utilização, tecidos e cores. “As peças mais coloridas podem soltar tinta e manchar as demais durante a lavagem, por isso devem ser limpas isoladamente”, explica Maria do Carmo Dantas, lavadeira há mais de 30 anos.

Maria orienta ainda que a lavagem com água quente também não é indicada para as roupas de cor, pois dilatam as fibras do tecido e isso pode fazer com que a peça desbote. Além disso, o atrito gerado pelo movimento da máquina pode danificar peças mais delicadas. Lingeries, roupas em lã, ou com pedras devem ser levados a maquina protegidos em sacos especiais que podem ser encontrados de lojas de decoração a supermercados.

As toalhas de banho e outras peças que soltam fiapos devem ser lavadas separadamente, para evitar que esses pelos grudem nas roupas deixando-as com aspecto de velhas. E os itens de cozinha, também precisam ser higienizados à parte.

A dona de casa Iná de Castro Sabioni, 71 anos, conhece todas essas regras e as aplica há 47 anos. “As peças de cozinha normalmente tem muita gordura e precisam ficar de molho por mais tempo.” Iná ressalta que hoje em dia é tudo mais fácil, basta seguir estes conselhos. “Em minha juventude lavávamos tudo à mão. Eu separava, depois molhava, ensaboava, esfregava, enchia o tanque e ia passando peça por peça para enxaguar”.

Fale Conosco

(16) 3443-7805
contato@alecrimvip.com.br

O Portal Alecrim é um espaço online voltado ao entretenimento. Em seu conteúdo estão novidades, curiosidades e o que há de mais interessante nos segmentos de moda, beleza, gastronomia, música e cultura, estilo de vida e eventos.

Portal Alecrim © 2016 | Todos os direitos reservados.