|  |  | 

Beleza Entre Elas

Limpeza de pele: conheça os mitos e verdades

[caption id="attachment_3902" align="aligncenter" width="600"]Foto: Divulgação Foto: Divulgação[/caption]

Todo mundo quer ter aquela pele limpa, lisinha e livre de cravos e espinhas. Para isso, o cuidado diário com a pele do rosto, a higiene e o uso de produtos adequados são essenciais. Porém, de tempos em tempos, é preciso remover de maneira mais profunda as impurezas que se acumulam na pele durante o dia a dia.

Para isso, a limpeza de pele é o procedimento ideal, pois tem como objetivo remover células mortas e manter a pele macia e saudável. “Ela é indicada para remoção de cravos (comedões) e de miliuns, além de ajudar no equilíbrio da pele”, indica a fisioterapeuta especialista em tratamento Dermo Funcional Cláudia Mello.

Além do rosto, a limpeza de pele pode ser realizada também no colo e nas costas. “Com o uso de dermocosméticos corretos ela tem ação antisséptica, anti-inflamatória, previne acnes e comedões, melhora a nutrição da pele e estimula o tecido para ter uma pele mais macia e tonificada”, garante a fisioterapeuta.

Diferente de alguns anos atrás, quando a limpeza de pele significava sofrimento, com a tecnologia e o auxílios dos dermocosméticos, o procedimento, que dura de uma hora e meia a duas horas, pode ser realizado de maneira simples em indolor. “Começamos com a assepsia com sabonete liquido adequado para retirar maquiagens e impurezas superficiais, depois faço a esfoliação  com produtos específicos com efeito abrasivo para promover um afinamento da camada córnea, a camada mais superficial da pele, facilitando a extração de cravos e acnes que não estejam inflamadas”, conta Cláudia.

Mas o procedimento não para por aí, há também uma microesfoliação da pele do rosto, pescoço e colo, feita de forma delicada, com movimentos suaves e circulares, seguida da aplicação de uma loção tônica para equilibrar o PH da pele. “Nessa etapa eu faço uso de emoliente e vapor de ozônio que ajuda na emoliência da camada córnea facilitando a extração, que é o próximo passo e pode levar cerca de 30 minutos”.

A limpeza de pele é finalizada com uma máscara calmante e uma massagem. “Antes de sair do local onde a limpeza foi realizada, não se esqueça da aplicação do filtro solar, que deve ser usado diariamente. Além disso, é indicado para o paciente não se expor ao sol nas próximas 48 horas. Cosméticos que tenham ácidos na composição também estão proibidos nesse período. A pele está sensível demais e eles podem causar manchas”.

O tempo entre uma limpeza e outra depende muito do tipo de pele de cada um. Peles normais à secas podem repetir a limpeza a cada dois meses. Já a pele mista a oleosa e com presença de cravos exige um cuidado maior, o ideal é fazer uma limpeza de pele por mês e utilizar produtos cosméticos adequados para cada caso. “Indivíduos com um grau de acne muito intenso, devem sempre ter a orientação de um dermatologista para um melhor resultado”, alerta.

Atenção

Antes de fazer a limpeza de pele é importante escolher bem o local e o profissional que irá realiza-la, conferir os produtos que serão utilizados e o procedimento, para evitar marcas e manchas.

Também é preciso estar atento as contraindicações do procedimento.  “A limpeza é contraindicada para remover espinhas, pois pode deixar cicatrizes, além de gerar mais inflamação e agravar o quadro de acne. Também não é recomendado fazer a limpeza em pele bronzeada”, orienta Cláudia Mello.

Fale Conosco

(16) 3443-7805
contato@alecrimvip.com.br

O Portal Alecrim é um espaço online voltado ao entretenimento. Em seu conteúdo estão novidades, curiosidades e o que há de mais interessante nos segmentos de moda, beleza, gastronomia, música e cultura, estilo de vida e eventos.

Portal Alecrim © 2016 | Todos os direitos reservados.