|  |  | 

Música Refletor

Marítimo: Músico ribeirão-pretano Renân Melo lança primeiro álbum autoral

[caption id="attachment_3069" align="aligncenter" width="675"]Foto: Divulgação Foto: Divulgação[/caption]

Ele sempre gostou de música, talvez pela influência do pai, mas ao conhecer sua história cheia de acasos pode-se acreditar que o dom para transformar poesia através de tons, notas e melodia não se resume a escolha de uma profissão, mas o investimento em um talento nato.

Depois de cursar arquitetura, despertar o interesse por um instrumento pouco usual entre os jovens contemporâneos (o violino), ingressar na faculdade de música e na Orquestra Filarmônica da USP, tudo isso paralelo as apresentação em bares e festas nas versões solo e com as bandas que já fez parte, aos 26 anos, Renân Melo lança seu primeiro álbum, “Marítimo”.

Totalmente autoral, O CD tem uma mistura de estilos e ritmos brasileiros e possui arranjos de quinteto de cordas para algumas músicas, apesar das cações não seguirem a linha clássica.

O disco foi lançado no final de agosto, como álbum físico e nas plataformas digitais, Spotify, iTunes, Deezer, GooglePlay, Youtube e Napster. Basta digitar Renân Melo na busca par encontrar o álbum de capa preta com a foto do cantor sombreada. Já quem prefere o CD, pode entrar em contato direto com a página Renân Melo no Facebook ou pela página do Instagram @orenanmelo.

Para saber mais sobre o projeto, a carreira e a história do músico o Alecrim bateu um papo com Renân e você confere nesta entrevista:

10848518_844642332280071_6562396792563303872_oAlecrim: Quando e como começa o seu interesse pela música?

Renân: Acredito que desde o berço. Meu pai sempre foi muito musical e acredito que isso me influenciou de alguma forma. Minha mãe possui uma gravação de vídeo onde eu apareço tocando uma guitarra de brinquedo ao som de uma música do Nirvana, isso eu tinha quatro anos, e eu estava em transe no momento, como se eu estivesse realmente fazendo parte daquilo. Foi com 11 anos de idade que eu tive o interesse forte em aprender a tocar algum instrumento musical, no caso foi o violão, não parei desde então.

Alecrim: E como veio a decisão de tornar a música profissão?

Renân: Eu fazia faculdade de arquitetura e ao mesmo tempo tirava uma graninha tocando em bares e eventos. Me lembro que fiz uma viagem ao Rio de Janeiro com a faculdade e lá vi um violino que me chamou muita atenção, uma voz muito forte dentro de mim disse para eu comprar aquele violino, mesmo não tendo ideia de como funcionava o instrumento. Foi aí que eu comecei a estudar o instrumento e ter uma noção maior do que eu poderia fazer com a música, então decidi terminar a faculdade de arquitetura e ingressar na faculdade de música e seguir carreira; e foi isso que aconteceu, atualmente faço faculdade de música na USP de Ribeirão Preto.

Alecrim: Como a Orquestra Filarmônica da USP surge na sua vida?

Renân: Á partir do momento que eu ingressei na faculdade, participei de um processo de bolsas para tocar na Orquestra Filarmônica da USP, na qual faço parte até hoje como violinista.

Alecrim: De quais projetos musicais você já participou?

Renân: Participei do Bossa à dois, que rodou muitos barzinhos e eventos em Ribeirão, era um dueto que eu fazia com Caio Figueiredo na qual a proposta era trabalhar com muitos artistas que compuseram a cena da bossa nova. Fiz com o Lelê Fegom e Caio figueiredo o “Meu caro amigo, Chico”, projeto apresentado na Feira do livro de 2014 e no mesmo ano iniciei como violinista na banda Pardieiro. Atualmente estou atuando somente com meu projeto solo que lancei recentemente, na qual eu gravei o álbum “Marítimo” como Renân Melo.

Alecrim: Quando surgiu a ideia do seu álbum próprio?

Renân: Desde que eu comecei a tocar violão me surgiu algumas ideias para compor, eu compunha algumas canções no meu quarto e esse hábito começou a aumentar. Comecei gravando de maneira amadora no meu computador, claro que as músicas também não tinham o amadurecimento de hoje, mas acredito que minha vontade de fazer algo profissional vinha lá de trás. Foi no começo do ano passado que eu tive a iniciativa de gravar um CD com as minhas músicas, selecionei nove das que eu achava que tinham algum potencial.

Alecrim: De onde vem a inspiração para compor?

Renân: Para mim, a inspiração é ainda um grande mistério, pois ela vem de uma maneira inesperada e tenho que parar tudo o que eu estou fazendo para jogar as ideias para fora, seja de alguma letra ou melodia. Minha maior inspiração é a própria música, quando ouço algo genial ou que me transcende, isso me inspira muito. Claro que as experiências que passo pela vida também me inspiram, assim como a natureza; a beleza de um final de tarde; as pessoas, mas enfim; não seria uma regra, o fato da admiração não me faz compor em instantes, é um processo. Entretanto, minha composição não segue só de inspiração, em alguns casos eu tento criar algo do zero, sem nenhum estimulo, e às vezes consigo fazer coisas que eu acho interessantes para meu trabalho.

279489_154753664602278_4620823_oAlecrim: Como foi o processo de produção do CD?

Renân: Primeiramente, foi algo muito prazeroso. Vivenciar o processo de gravação de minhas músicas próprias é um grande aprendizado, pois ideias novas surgem a todo momento, ainda mais quando você é o produtor do seu próprio CD. Foi um processo que durou aproximadamente um ano e meio, demorou pois queria fazer algo com a minha cara, pois é uma obra que ficará registrada por toda a vida, não tinha como eu querer me apressar. Claro que problemas apareceram, relacionado a gastos, ensaios, agenda de músicos, problemas técnicos; mas tudo isso tem que fazer parte pois vira um grande aprendizado para futuras gravações. Aproveito aqui para agradecer o Sandro Resende, que foi o engenheiro de áudio de toda a produção e que teve muita paciência no processo. Paciência é fundamental para uma produção musical.

Alecrim: Como acompanhar o Renan nas Redes Sociais?

Renân: Meu site: www.orenanmelo.com e minhas páginas no Facebook, Instagram, twitter e YouTube, que podem ser encontradas através do @orenanmelo.

Fale Conosco

(16) 3443-7805
contato@alecrimvip.com.br

O Portal Alecrim é um espaço online voltado ao entretenimento. Em seu conteúdo estão novidades, curiosidades e o que há de mais interessante nos segmentos de moda, beleza, gastronomia, música e cultura, estilo de vida e eventos.

Portal Alecrim © 2016 | Todos os direitos reservados.