|  | 

Estilo de Vida

Pilates oferece muitos benefícios para crianças

[caption id="attachment_4974" align="aligncenter" width="700"]Foto: Divulgação Foto: Divulgação[/caption]

Que o Pilates só faz bem não há dúvida. Mas, muitos pais ainda questionam a eficácia também para o público infantil. Especialistas afirmam que a atividade é ideal sim para esse público e não  compromete em nada o desenvolvimento da criança. Pelo contrário, o método tem sido indicado para prevenir, minimizar e corrigir desvios posturais, uma das maiores reclamações hoje nas clínicas de fisioterapia.

A fisioterapeuta e professora de Pilates da Beautè Clínica e Estética, Fernanda Affonso, explica que há muitos benefícios do Pilates para esse público como o desenvolvimento da concentração e respiração, fortalecimento da musculatura e flexibilidade, melhora da postura, equilíbrio, consciência corporal e mental. “É uma atividade que contribui para que a criança saia do sedentarismo e comece a sentir prazer na realização de atividades físicas”. Segundo ela, crianças podem começar a praticar Pilates a partir dos quatro anos de idade, porém as aulas devem ser desenvolvidas de acordo com o perfil de cada criança.

E não é só na atividade física que o Pilates atua. Durante os exercícios, a criança recebe ensinamentos para melhorar a postura no seu cotidiano, como assistir TV de forma correta, durante o uso de computador, como usar a mochila ou mesmo como sentar corretamente na cadeira da escola – uma das maiores queixas dos pais nos dias atuais. “É uma forma de trabalhar inicialmente a consciência corporal da criança”, acrescenta.

Para pais que ainda estão em dúvida se o Pilates é mesmo o melhor exercício para as crianças, a fisioterapeuta explica que são muitos os benefícios, pois ele ajuda no déficit de atenção (pois melhora a concentração), aprimora o alinhamento postural e a consciência corporal, reduz o sedentarismo e, consequentemente, a obesidade infantil, evita lesões (deixando-as mais preparadas contra problemas ósseos e musculares), ajuda na socialização (melhorando a autoestima e a confiança), evita a osteoporose e problemas circulatórios, melhora a criatividade, entre outros. “O resultado é uma melhor qualidade de vida, no sono e na alimentação. E tem mais: fazer Pilates é divertido e lúdico, pois durante as aulas são utilizadas bolas, disco, anel, rolo, sem contar nas cambalhotas e exercícios de equilíbrios e até força. As crianças adoram e irão agradecer no futuro”, conclui a fisioterapeuta.

Fale Conosco

(16) 3443-7805
contato@alecrimvip.com.br

O Portal Alecrim é um espaço online voltado ao entretenimento. Em seu conteúdo estão novidades, curiosidades e o que há de mais interessante nos segmentos de moda, beleza, gastronomia, música e cultura, estilo de vida e eventos.

Portal Alecrim © 2016 | Todos os direitos reservados.