|  |  | 

Decoração Doce Lar

Pisos: renovar é mais fácil do que você imagina

[caption id="attachment_2612" align="aligncenter" width="600"]Foto: Divulgação Foto: Divulgação[/caption]

Nem sempre os pisos que foram aplicados nos cômodos da casa ou do apartamento quando comprados agradam ao morador. Há também aquele momento em que depois de muitos anos da construção, ou se uma reforma, o revestimento perde o brilho e graça. Mas trocar os pisos sempre parece sinal de sujeira e dor de cabeça, porque muitos desconhecem algumas técnicas que tornam o processo mais fácil, limpo e rápido.

A sobreposição de pisos, o chamado “piso sobre piso”, pode ser uma boa  opção. “Mas é preciso que sejam tomados alguns cuidados com o revestimento original,  onde vai ser aplicado o novo piso. Em todos os casos, eles devem ser analisados para evitar peças soltas – tacos, cerâmicas e pastilhas- desníveis e buracos, acabamentos em ceras e resquícios de tintas”, orienta a arquiteta Elza Costeira.

De acordo com Elza, para cada tipo de piso deve-se analisar o revestimento inicial, que dará suporte ao novo revestimento e seguir rigorosamente as instruções do fabricante do novo piso a ser aplicado. “Uma das soluções mais charmosas e que possui uma enorme gama de estilos de acabamentos são as tábuas de madeira, tacos, placas cimentadas, placas coloridas, o piso vinílico”, destaca.

Os vinílicos pode, vir em placas, réguas ou mantas e não deve ser colocado em áreas “molhadas” (cozinha e banheiros) a não ser algumas linhas especiais para isso. Também não deve ser usado em áreas externas, pois o sol pode desbotar seus pigmentos. “Para salas e quartos é uma solução de rápida instalação e, de maneira geral, a depender do estado da base, não necessita de maiores preparações. Quando for necessário, pode-se aplicar uma base de cimento e cola para nivelar e esconder as marcas de cerâmica ou de juntas dos pisos sob o novo revestimento. Os padrões de madeira são maravilhosos e também podem incluir padrões que imitam piso cimentado, tão em voga atualmente”, indica.

Para as salas e quartos, a arquiteta destaca os pisos laminados, flutuantes ou colados, que são feitos de réguas de madeira laminada e são colocados sobre uma manta, com travamento entre as réguas através de encaixe macho-fêmea e fixação final junto às paredes através de rodapé sobre as tábuas dos limites do cômodo. “Esses pisos chamados de laminados são de fácil aplicação. Além das linhas flutuantes também podem ser colados sobre o piso anterior desde que contém com adequada preparação para nivelamento e garantia de superfície que receba cola”, garante Elza.

Já para as áreas molhadas, segundo a arquiteta, o ideal é utilizar cerâmicas e porcelanatos utilizando as argamassas, chamadas de “piso sobre piso”. “Mesmo contando com pequena obra para coloca-los, através de aplicação da argamassa, evitamos o quebra quebra e podemos agilizar a obra, diminuindo seu tempo”.

Feita a escolha dessa técnica, pode-se usar as mais criativas como pastilhas, placas cerâmicas e porcelanatos. E ainda, ladrilhos hidráulicos e até placas de mármore ou granito. “No caso desses pisos, a escolha do material ideal deve analisar se o tráfego do ambiente é pequeno ou médio (só para fins residenciais eu recomendaria) e levar em conta o nivelamento do futuro piso (sua espessura e altura final) em relação às soleiras existentes e portas que devem ser cortadas e niveladas para que o piso se desenvolva de maneira correta e seu acabamento não interfira na livre circulação dentro dos ambientes”, diz.

Por fim, podemos citar os pisos cimentícios e as pinturas especiais tipo epóxi ou autonivelantes. Estes podem ser instalados sobre pisos existentes, a partir de cuidados específicos para cada caso. “No entanto necessitam de uma obra um pouco maior e com mais sujeira e poeira para que sejam instalados a contento, o que pode indicar as soluções”, finaliza a arquiteta.

Fale Conosco

(16) 3443-7805
contato@alecrimvip.com.br

O Portal Alecrim é um espaço online voltado ao entretenimento. Em seu conteúdo estão novidades, curiosidades e o que há de mais interessante nos segmentos de moda, beleza, gastronomia, música e cultura, estilo de vida e eventos.

Portal Alecrim © 2016 | Todos os direitos reservados.