|  |  | 

Sabor em pauta talheres

Risotos: uma delícia no inverno, conheça seus segredos

[caption id="attachment_2615" align="aligncenter" width="640"]Foto: Divulgação Foto: Divulgação[/caption]

De origem europeia eles são uma iguaria úmida, cremosa e extremamente saborosa. Os risotos, permitem a imaginação combinar diferentes ingredientes ao arroz dando sabor e sofisticação ao prato. No Brasil, esses pratos têm ganhado cada vez mais espaço, e foram incorporando a cultura nacional em suas misturas e receitas.

De origem europeia eles são uma iguaria úmida, cremosa e extremamente saborosa. Os risotos, permitem a imaginação combinar diferentes ingredientes ao arroz dando sabor e sofisticação ao prato. O Risotto all Milanese, de origem italiana, é o mais famoso entre eles, utiliza açafrão e foi desenvolvido pelo Chef Calério di Fiandra.

No Brasil, esses pratos têm ganhado cada vez mais espaço, e foram incorporando a cultura nacional em suas misturas e receitas. De acordo com Osvaldo Silva do Amaral Júnior, proprietário da franquia Mousse Cake, que oferece uma variedade de risotos em seu cardápio, a principal diferença entre o prato “original” e o produzido no País é a textura do arroz.

“Na Itália, as pessoas o comem com o arroz em um ponto mais firme, aqui ainda há uma certa resistência neste quesito, por isso, é preciso buscar o meio termo em que o ingrediente esteja mais macio porém não desmanchando”, explica.

Além disso, o arroz utilizado no prato não pode ser aquele do dia-a-dia, precisa ser Arbóreo ou Carnaroli, tipos especiais para risoto, que contam já com marcas nacionais de excelente qualidade.

Por se tratar de um prato de fácil preparo, muitas pessoas que estão iniciando na gastronomia optam por executá-lo, mas o principal fator que da prazer aos cozinheiros ao preparar um risoto é a possibilidade de inovar nas misturas, como combinar, doce, salgado, frutas e molhos.

“Um fator que deve ser levado em consideração na escolha dos ingredientes é baseado no fato do risoto ser ou não o prato principal da refeição. Quando se for servir apenas ele, precisa-se torna-lo mais robusto, acrescentando carnes ou peixes a receita”, diz Amaral Júnior. Por ser um prato a ser servido bem quente, é uma boa pedida para este período de inverno.

Fale Conosco

(16) 3443-7805
contato@alecrimvip.com.br

O Portal Alecrim é um espaço online voltado ao entretenimento. Em seu conteúdo estão novidades, curiosidades e o que há de mais interessante nos segmentos de moda, beleza, gastronomia, música e cultura, estilo de vida e eventos.

Portal Alecrim © 2016 | Todos os direitos reservados.