|  |  | 

Sabor em pauta talheres

Sorvetes artesanais conquistam paladares pela qualidade e opções inusitadas

[caption id="attachment_4601" align="aligncenter" width="640"]Foto: Divulgação Foto: Divulgação[/caption]

Saborosos, gelados e cremosos. Apesar de fazerem sucesso o ano todo, com a chegada da primavera, os sorvetes voltam a ganhar destaque entre as opções de sobremesa. Feitos basicamente com leite e frutas, são batidos em baixa temperatura para incorporar ar e obter a textura cremosa.

Os sabores são variados, desde os tradicionais chocolate e coco até as novidades como gorgonzola e tomate seco. “As criações vão acontecendo. O primeiro sorvete diferente que nós fizemos foi o Gorgonzola, há aproximadamente sete anos, atrás. Eu, que sou descendente de italianos, havia ouvido falar que na Itália existia um sorvete com este sabor, mas quisemos criar um paladar mais equilibrado, para isso acrescentei o damasco e as nozes”, conta Fabricio Aziani, proprietário da Leccatura Sorvetes Artesanais.

Segundo Aziani, o grande segredo dos sorvetes está na calada, base desenvolvida para dar corpo a guloseima. “No caso do meu produto, que é artesanal, a calda é composta basicamente por leite e creme de leite fresco da fazenda, leite em pó e leite condensado. “O grande trabalho foi desenvolver a calda, depois deste processo, é só criar sabores, colocando o principal ingrediente para bater com a calda.

Entre os sabores criados pela Lecatura estão, além do gorgonzola, manjericão, azeitona preta, tomate seco e parmesão. “O sorvete de Gorgonzola é o mais vendido. Em Ribeirão Preto, acredito que tenhamos sido os primeiro a produzir, diz.

Além destes desenvolvidos pela marca, há também outro sabores que fogem ao padrão, mas partem de uma base italiana industrializada, como o whiskey, cerveja e vinho. “Mas mesmo nesses casos, quando não utilizo a minha calda, tenho todo um cuidado. No caso do whiskey, por exemplo, coloco para bater com a base um wisky bourbom especial, para garantir que a saborização tenha qualidade”.

Receita

Bolo de sorvete

 

Ingredientes:

1 bolo inglês de chocolate

1 xícara (chá) de doce de leite

3 xícaras (chá) de sorvete de creme

Ganache

1 xícara (chá) de chocolate branco

½ xícara (chá) de creme de leite

1 colher (sopa) de leite

 

Preparo

- Forre uma forma de bolo inglês com plástico filme. Corte o bolo em fatias. Coloque uma fatia no fundo e nas laterais.

- Em seguida, espalhe uma camada de sorvete, uma de doce de leite, outra de sorvete e, para finalizar, cubra com uma fatia de bolo.

- Coloque no congelador até que o sorvete fique firme novamente. Derreta o chocolate em banho-maria, junte o creme de leite, o leite e misture até que fique homogêneo.

- Desenforme e cubra com a ganache.

Fale Conosco

(16) 3443-7805
contato@alecrimvip.com.br

O Portal Alecrim é um espaço online voltado ao entretenimento. Em seu conteúdo estão novidades, curiosidades e o que há de mais interessante nos segmentos de moda, beleza, gastronomia, música e cultura, estilo de vida e eventos.

Portal Alecrim © 2016 | Todos os direitos reservados.