|  |  | 

Decoração Doce Lar

Um universo de cores: elas dão charme, beleza e personalidade ao espaço

[caption id="attachment_1337" align="aligncenter" width="590"]Fotos: Divulgação Fotos: Divulgação[/caption]

As cores dizem muito a respeito de um ambiente. A escolha de tons quentes ou frios, vivos ou pastéis, remetem à determinadas sensações causadas pela relação que o cérebro humano faz entre a cor e as emoções. Para mudar o visual da casa, redecorar e dar novos ares sem mexer nos móveis, a pintura e a mistura das tonalidades podem ser boas opções.

Portal AlecrimCada cor tem seu significado, de acordo com estudos realizados e publicados na revista eletrônica norte americana de tecnologia, PIC, o vermelho é o primeiro tom que os olhos enxergam, transmite o desejo de alcançar e tocar. O rosa está associado a coisas doces. Já o laranja, transmite sensações de exuberâncias, jovialidade e ousadia, uma de suas mais fortes associações é a sede. O amarelo estimula a memória, além de ser identificado com iluminação, ouro e raiar do sol. Verde está ligado ao relaxamento, conforto, quietude e concentração, enquanto o azul estimula a confiança, longevidade e segurança. Já o Preto sugere dignidade, poder, secularidade, indiferença, intimidação, mistério e elegância, e o branco pureza, inocência, juventude e limpeza.

O mercado oferece uma grande variedade de produtos, marcas, textura e tonalidades, são mais de três mil opções. Na hora da escolha, a arquiteta Thais Baratella, orienta levar em consideração alguns fatores. “Quando escolho cores para os meus clientes, procuro pesquisar qual mais se encaixa no ambiente e que irá trazer a sensação desejada para que ele se sinta em um local agradável e acolhedor. É preciso definir qual será a função do espaço para determinar os tons desejados para tal ambiente”.

A luminosidade do local, a cor do piso e como será trabalhada a decoração também precisam ser avaliados. “Internamente usa-se muito as cores claras e tons neutros, como o off-white, um tom de branco menos intenso que o branco neve. Já na parte externa são preferíveis as cores mais escuras”, conta.

Segundo a arquiteta, optar por tonalidades claras na parte interna da casa permite ousar mais nos móveis e nos objetos de decoração. “A cor branca é um clássico na decoração, por isso nunca sai de moda. O branco pode ser usado em qualquer ambiente e ele consegue dar equilíbrio com muitas outras cores. Na década de 90, surgiu o chamado off- White, que nada mais é que a cor branca com um pouco de pigmento, que varia do cinza ao bege. Por ser uma cor neutra, é uma das cores mais usadas na decoração”, comenta a arquiteta.

Portal AlecrimPorém, Thaís alerta que usar cores em um ambiente é sempre muito interessante. Tudo depende qual a sensação se quer transmitir e qual identidade gostaria de dar ao ambiente. “As paredes coloridas podem ser inseridas em todos os ambientes seja ele comercial ou residencial. Quando acrescentamos um colorido em um ambiente, devemos usá-lo de forma que o ambiente não fique cansativo. Caso coloque cores nas paredes os móveis e objetos de decoração devem ser neutros e vice-versa”, orienta.

Para usar o colorido em um ambiente, a dica é escolher uma parede que esteja em destaque, ou seja, eleger uma parede principal para receber a cor mais forte. “Quando usamos cores nas paredes, nos móveis ou na decoração o ambiente se torna mais ousado e original. Isto é com estilo próprio”.

O colorido na parede tanto pode ser aplicado com tinta, quanto com papel de parede, que está ganhando cada vez mais espaço na decoração, por ter uma extensa opção de cores e modelos.

Para 2016, as cores delicadas, que remetem a natureza, aparecerão com mais frequência. E com o mundo conectado, as cores virtuais (cores com luz e brilho) ganham espaço. “Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Pantone, uma das autoridades mundiais em tendência de cores, o Rose Quartz (Quartzo Rosa), tom calmante e alegre, será a cor top em 2016”, finaliza a arquiteta.

Fale Conosco

(16) 3443-7805
contato@alecrimvip.com.br

O Portal Alecrim é um espaço online voltado ao entretenimento. Em seu conteúdo estão novidades, curiosidades e o que há de mais interessante nos segmentos de moda, beleza, gastronomia, música e cultura, estilo de vida e eventos.

Portal Alecrim © 2016 | Todos os direitos reservados.