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Estilo de Vida

Veja dez dicas para se manter saudável nos dias frios

[caption id="attachment_6278" align="aligncenter" width="650"]Foto: Divulgação Foto: Divulgação[/caption]

O inverno pode estar chegando ao fim, mas os termômetros não dão sinal de que vão subir tão cedo. E basta o frio aparecer para a preguiça e o desejo por alimentos calóricos darem as caras, afinal, abandonar as cobertas quentinhas e fazer atividade física torna-se desafiador. Somado a isso, aumenta a nossa vontade por pratos típicos da estação, como fondue, chocolate, queijos e massas. Então, como podemos aproveitar tudo isso sem colocar a perder o esforço do ano todo? Preparamos algumas dicas que vão te ajudar a passar por esse período de baixas temperaturas numa boa:

Hidrate-se!

Mesmo quando não estiver com sede, lembre-se que o corpo precisa se manter hidratado em qualquer época do ano. “Além da água, os chás são uma ótima opção para hidratar, pois ajudam a aquecer com poucas calorias e muito sabor. Opções que contenham cafeína são uma boa pedida, pois além de hidratarem aumentam sua energia! ”, sugere o médico nutrólogo, membro  do  Conselho  para  Assuntos  de  Nutrição Herbalife, Dr. Nataniel Viuniski. Confira nossas sugestões de receitas abaixo.

Faça trocas inteligentes

Se bater aquele desejo por chocolate, prefira as versões amargas (acima de 70% de cacau). “E para diminuir a vontade de comer doces, invista nas frutas grelhadas, assadas ou cozidas. Banana, maçã e pera ficam muito saborosas quentes”, indica o médico nutrólogo.

Não deixe verduras e legumes de lado

Se a salada fria não te apetece no inverno, opte por legumes grelhados, cozidos ou a vapor. Algumas folhas, como escarola e espinafre, também ficam uma delícia refogadas, segundo Dr. Nataniel.

Aposte nos temperos

Incluir  especiarias como pimenta, gengibre e canela em suas preparações ajuda a intensificar o sabor do inverno sem acrescentar calorias. “Alguns deles ainda têm ação termogênica, que eleva a temperatura do corpo e ajuda a queimar mais calorias”, lembra o médico nutrólogo.

Aproveite o melhor das sopas!

Prefira verduras, legumes e temperos frescos para ser a base desse prato e eleja apenas um tipo de carboidrato, que pode serbatata, macarrão, arroz ou mandioquinha. Também dá para incrementar as sopas substitutas parciais de refeição, como a Nutri Soup, da Herbalife. Confira uma sugestão de receita abaixo.

Fracione as refeições

Como o organismo precisa trabalhar mais para manter a temperatura corporal, a sensação de fome pode aumentar. “Por isso, faça pequenos lanches entre as principais refeições, garanta que eles te forneçam proteínas e/ou fibras, nutrientes conhecidos por prolongarem a sensação de saciedade. Isso evita que se coma demais na refeição seguinte”, reforça o médico nutrólogo.

Capriche nas proteínas

“Elas saciam porque dão mais trabalho para serem digeridas. Aliás, as proteínas fazem o corpo gastar mais energia durante a digestão, por isso elas são naturalmente termogênicas”, fala Dr. Nataniel. Opte por proteínas magras, como iogurtes -desnatados e barras de proteína.

Xô preguiça!

Não deixe que o desânimo tome conta de você. Começar a atividade física pode ser difícil, mas depois você se sentirá muito mais disposto e com menos frio.

Dê olho nas massas

No frio, é importante uma boa nutrição para produzir energia e os carboidratos têm essa função. Mas, prefira massas integrais e os molhos à base de tomate ou bolonhesa, pois eles são menos calóricos que os molhos brancos.

Seu shake com a cara do inverno

Você também pode criar receitas quentinhas com o seu shake para elevar a temperatura do seu corpo nos dias frios.

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