|  |  | 

Dicas Doce Lar

Três aplicações em aço inox que vão surpreender

unnamed

Sabemos que o aço inox é um material muito versátil, é conhecido e desejado especialmente por sua durabilidade e resistência à corrosão. Há décadas é um dos materiais mais utilizados em diversos segmentos de mercado, como cutelaria, indústrias de alimentos e farmacêutica, cervejarias, vinícolas, usinas, ou seja indústrias em geral. Mas por vezes o aço inox é aplicado de maneiras inovadoras!

Confira três aplicações em aço inox que vão te surpreender: 

Sabonete anti-odor

Sabe aquele cheiro de alho ou cebola que não sai das mãos, e às vezes fica por dias? Essa inovação vem ganhando a aprovação de muitas cozinheiras e donas de casa: sabonete feito de aço inoxidável. Conhecido como sabonete inox, esse produto consegue remover facilmente vários cheiros desagradáveis das mãos, principalmente os deixados pelo alho e pela cebola.

O seu uso se dá da seguinte forma: deve-se lavar primeiro as mãos com um sabão ou sabonete comum, enxaguar  e, debaixo da água corrente, esfregar o sabonete inox com as mãos, passando-o em todas as partes, inclusive entre os dedos, por cerca de 30 segundos.Um aspecto muito bom desse produto é que ele não se desgasta, ou seja, pode ser usado “para sempre”. Também não agride o meio ambiente, não possui perfume e seus preços variam entre R$ 9,00 a R$100,00.

Como funciona? Os compostos sulfurados, ou seja, aqueles que possuem um ou mais átomos de enxofre em sua estrutura, são responsáveis por alguns dos piores cheiros do mundo. Qualquer alimento que possua grandes quantidades de enxofre, como o alho e a cebola, geram esses cheiros ruins.

No caso do alho, ele possui como ingrediente ativo o dissulfeto de dipropenila. Quando cortamos ou amassamos o alho, suas enzimas alinases transformam o dissulfeto de dipropenila na alicina (estrutura abaixo), ocorrendo então uma oxidação branda. A alicina perde facilmente os seus átomos de oxigênio e converte-se novamente no dissulfeto, que é mais volátil. A alicina é a substância que gera o odor desagradável do alho.Outros odores desagradáveis de muitos alimentos são causados também por ácidos carboxílicos. O aço inoxidável do qual é formado o sabonete citado é uma liga metálica formada por 74 % de aço (que, por sua vez, é feito de aproximadamente 98,5% de ferro, de 0,5 a 1,7% de carbono e traços de silício, enxofre e fósforo), 18% de cromo e 8% de níquel. Essa liga praticamente não oxida, por isso recebe o nome de inoxidável. Assim, os fabricantes desse produto dizem que os odores são eliminados pela capacidade do aço em catalisar a oxidação dos ácidos e do enxofre responsáveis pelos odores

puff-aco-inox-aplicacoes-800x533Puff

Eles são charmosos e dão um toque especial ao ambiente. São confortáveis, extremamente úteis e se adequam bem a diversos ambientes: salas de espera e de estar, restaurantes, consultórios, hall de hotéis, closets, entre outros. Geralmente os puffs são fabricados por um material estofado revestidos de couro ou podem ter estrutura de madeira, mas o uso do aço inox neste objeto é realmente inovador. O aço inox aplicado como aparato de sustentação confere ao puff resistência, e extrema elegância.

Piscina

Já imaginou uma piscina toda feita em aço inox? Feitas sob medida, as piscinas de aço inoxidável atendem desde projetos residenciais até spas, hotéis e parques públicos. Possuindo vida útil extremamente longa, a superfície lisa e uniforme não permite que fungos e bactérias consigam aderir à chapa o que reduz o custo de manutenção da piscina no que diz respeito à limpeza.

Alemanha e Áustria são os países onde o uso do aço inox em piscinas é uma referência. Há mais de 40 anos, o material é usado em reabilitação e construção de piscinas, tanto privadas quanto púbicas (muito comuns na Europa), tanto para fins esportivos quanto de lazer.

Benefícios de uma piscina em aço inox:

  • Vida útil extremamente longa sem comprometer a qualidade;
  • Altos níveis de higiene;
  • Superfície lisa e uniforme;
  • Permanentemente estanque;
  • Limpeza mínima necessária;
  • Em cidades onde há geada ou neve, não há risco de danos ou medidas especiais para proteção da piscina;
  • Material ideal para combinar especificações arquitetônicas;
  • Forte apelo visual através da combinação água e aço inoxidável;
  • Material tem um elevado nível de elasticidade;
  • Alterações de projeto são possíveis mesmo depois de a piscina estar em uso por muitos anos;
  • Não há custo de manutenção.

Fale Conosco

(16) 3443-7805
contato@alecrimvip.com.br

O Portal Alecrim é um espaço online voltado ao entretenimento. Em seu conteúdo estão novidades, curiosidades e o que há de mais interessante nos segmentos de moda, beleza, gastronomia, música e cultura, estilo de vida e eventos.

Portal Alecrim © 2016 | Todos os direitos reservados.